Administração Câmpus Alfenas




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 8 semestres
  • Período: Noturno
  • Câmpus: Alfenas
  • Criação: Resolução CAP nº 10 de 15/12/1988 da Universidade de Alfenas
  • Reconhecimento: Portaria MEC 1.199 de 19/08/1994, publicada no DOU de 22/08/1994
    Parecer CEE 335/1994
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES/MEC nº 273 de 03/04/2017
    Publicado no DOU de 03/04/2017 pág. 142
AVALIAÇÃO DO CURSO
ENADE
2015
3
CPC:
2015
3


CONTATO
Curso de Administração - Câmpus Alfenas
E-mail: administracao.alfenas@unifenas.br
Telefone: (35) 3299-3064
Endereço: Rodovia MG 179, Km 0, Trevo
Bloco 03 A
CEP 37132-440

COORDENAÇÃO
Busca da competência e da criatividade

O curso tem como meta a formação de administradores competentes e criativos, com capacidade de responder às necessidades do mercado de trabalho, com consciência ético-profissional.


Sólida formação transdisciplinar

O programa do curso, organizado em subtemas, baseia-se em estratégias que permitirão aos futuros administradores condições de gerir recursos de variadas naturezas em organizações de diferentes características.


Práticas gerenciais concretas

O estudante vivencia os conhecimentos teóricos. Tem à sua disposição laboratórios de prática gerencial e a Empresa Júnior. Conta ainda com uma Feira de Marketing, e o Fórum da Responsabilidade Social, além de palestras, debates, visitas técnicas e orientação para estágios.


Amplo mercado de trabalho

O bacharel em Administração pode montar sua própria empresa ou exercer várias funções administrativas e gerenciais em empresas públicas e privadas. Pode também atuar como consultor especializado em gestão organizacional.


Histórico

A UNIFENAS, em 5 de fevereiro de 1990, iniciou o curso de Administração. Em 19 de agosto de 1994, teve o seu reconhecimento pela Portaria do Ministério da Educação n.º 1.199, publicada no Diário Oficial da União de 22 de agosto de 1994.
Em 13 de julho de 2005, por meio da Resolução nº. 4, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação instituiu novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Administração. O curso da UNIFENAS foi cuidadosamente analisado, contando com a participação de todo o corpo docente. Como consequência, a matriz curricular do curso de Administração foi reestruturada. Novas disciplinas foram criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes, além da redistribuição da carga horária do curso.
As diretrizes curriculares para o Curso de Administração, juntamente com a avaliação externa, a auto-avaliação e relatórios do NDE, serviram de base para discussões, análises e estratégias competitivas presentes nesse contexto.
A utilização de práticas gerenciais diferenciadas propicia a oportunidade para que o estudante participe ativamente de sua aprendizagem. Provoca, também, uma mudança de postura, valores e atitudes do professor, ampliando os horizontes de sua intervenção, consciente da atual situação do ensino na área de ciências sociais aplicadas.
Em sua existência, o curso de Administração da UNIFENAS promoveu diversas semanas acadêmicas, Workshops, Semana do Empreendedorismo, Congressos, entre outros eventos.
O Guia do Estudante reconheceu, por várias vezes, o trabalho realizado pelo Curso de Administração da UNIFENAS, com a classificação em três estrelas.


Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico do curso possibilita um grande aproveitamento dos estudantes, motivando-os para novos conhecimentos de forma a contribuir para a melhoria da gestão das empresas e, consequentemente, da qualidade de vida da população. Neste modelo, a utilização de práticas gerenciais diferenciadas propicia a oportunidade para que o estudante participe ativamente da sua aprendizagem. Provoca, também, uma mudança de postura, valores e atitudes do professor, ampliando os horizontes de sua intervenção, consciente da atual situação do ensino na área de ciências sociais aplicadas.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

As Atividades Integradoras, consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos da relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.


Estágios Curriculares Supervisionados

O estágio curricular supervisionado é um componente estratégico na formação do estudante como futuro profissional qualificado. É nele que o estudante sedimenta os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso. Ele lhe confere maturidade profissional e técnica, possibilita o contato com profissionais da área, a vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer.
No curso de Administração, o estágio curricular supervisionado tem o objetivo de fomentar a relação ensino e serviços, ampliar as relações da universidade com a sociedade colocando o futuro profissional em contato com as diversas realidades sociais.
O estágio curricular supervisionado do curso de Administração é oferecido nos 7º e 8º períodos letivos do curso e tem um papel estratégico na formação do estudante como profissional qualificado. É uma etapa importante na formação do estudante por lhe trazer maturidade profissional e técnica, contato com profissionais da área, vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer.
Os estágios supervisionados acontecem em entidades públicas e privadas, por meio de convênios firmados entre tais entidades e a universidade.


Perfil do Egresso

Considerando o conjunto das competências e habilidades prescritas nas Diretrizes Curriculares, o curso de Administração da UNIFENAS, câmpus Alfenas, forma profissional capacitado e com aptidão para compreender as questões cientificas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
O perfil do egresso da Administração inclui: capacidade de reconhecer problemas e propor alternativas de solução; maior fluência verbal e relacional, indispensável ao trabalho em equipe e à atuação em situações de conflito e negociação; capacidade de elaborar e implementar projetos criativos e inovadores que possam redundar em desenvolvimento da organização e da própria sociedade.


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES

Extensão

As ações de extensão do curso de Administração são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.
A criação de projetos de extensão e eventos inicia-se em sala de aula, pelos próprios estudantes, que, orientados por seus professores, estruturam e executam as ações. Estas ações apresentam características variadas, sendo sempre muito bem fundamentadas para que percebam sua importância e verifiquem um aprendizado mútuo entre a comunidade e o acadêmico.
As atividades de extensão desenvolvidas no curso são:
a) Projetos institucionais
- UNIFENAS Ecologia
- UNIFENAS na Comunidade
- Feira de Profissões
- Projeto Rondon
- Programa de Internacionalização
b) Projetos Intercursos
- Sarau Mingau
- Centro de Empreendedorismo
c) Projetos
- Empresa Junior - https://unijr.unifenas.br
- Alfenas Empreende
- Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social e Guia Regional de - Responsabilidade Social
- Cesta Básica
d) Eventos Institucionais
- Fórum de Extensão Universitário
- Mostra Artística e Cultural
- Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
- Fórum de Responsabilidade Social
- SINAIS – Sinalização de Apoio à Inclusão Social
- Torneios Esportivos Intercursos
e) Eventos
- Unimarketing – Desenvolvendo Empreendedores
- Congresso de Administração
- Semana do Empreendedorismo
f) Cursos Institucionais
- Curso de Educação Ambiental
- Educação e Diversidade Étnico-Racial no Brasil
- Oratória com Técnicas Teatrais
- Línguas – LH Idiomas
- Curso Como Tomar Decisões em Equipe
g) Cursos Intercursos
- Excel Aplicado em Gestão de Negócios
h) Ligas/Núcleos
- LEU – Liga Empreendedora Universitária
- NETSU – Núcleo de Estudos do Terceiro Setor Universitário
- NAMPE – Núcleo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas


Página da Extensão Universitária


Laboratórios

O curso dispõe de um laboratório de Práticas Gerenciais, com 40 computadores, mesas redondas, ar condicionado e espaço para o desenvolvimento de atividades práticas. Todos os computadores são conectados a uma internet de alta velocidade. Contamos ainda com uma política de licenciamento dos mais recentes softwares da Microsoft, educacionais além de parcerias com empresas. Todas as salas de aula têm projetor multimídia com sistema de sonorização e acesso wi-fi.


O Curso de Administração da UNIFENAS possui infraestrutura de qualidade, com equipamentos e instalações adequadas às práticas administrativas além de contar com o laboratório de Práticas Gerenciais.

Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.

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