Administração Câmpus Poços de Caldas




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 8 semestres
  • Período: Noturno
  • Câmpus: Poços de Caldas
  • Portaria de Autorização: MEC nº 994 de 19/09/2017

CONTATO
Curso de Administração - Câmpus Poços de Caldas
E-mail: administracao.pocos@unifenas.br
Telefone: (35)3713-4400
Endereço: Rodovia Geraldo Martins Costa, s/no. CEP 37701-970

Busca da competência e da criatividade

O curso tem como meta a formação de administradores competentes e criativos, com capacidade de responder às necessidades do mercado de trabalho, com consciência ético-profissional.


Sólida formação transdiciplinar

O programa do curso, organizado em subtemas, baseia-se em estratégias que permitirão aos futuros administradores condições de gerir recursos de variadas naturezas em organizações de diferentes características.


Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico do curso possibilita um grande aproveitamento dos alunos, motivando-os para novos conhecimentos de forma a contribuir para a melhoria da gestão das empresas e, consequentemente, da qualidade de vida da população. Neste modelo, a utilização de práticas gerenciais diferenciadas propicia a oportunidade para que o aluno participe ativamente da sua aprendizagem. Provoca, também, uma mudança de postura, valores e atitudes do professor, ampliando os horizontes de sua intervenção, consciente da atual situação do ensino na área de ciências sociais aplicadas.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por aluno de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada. O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular. O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado. A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o aluno monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica. O Programa possibilita a participação de alunos na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências próprias da atividade pedagógica. Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

Colegiado entende que se deve manter uma estrutura de ensino fundamentada no estudo de disciplinas integradas, uma vez que o exercício da profissão requer a integração de conhecimentos multidisciplinares.
Partindo desse pressuposto, o projeto pedagógico do curso é interdisciplinar, e prioriza o trabalho de construção do conhecimento pelo aluno, através de metodologias de aprendizagem dinâmicas, aplicadas e vivenciais. Para isso, utiliza-se de Atividades Integradoras - Práticas Gerenciais, que possibilita o desenvolvimento de projetos, a elaboração de artigos científicos e casos empresariais, a simulação de cenários e a apresentação pública de propostas de reestruturação, gestão e até criação de negócios.
As atividades Integradoras – práticas gerenciais visam alterar a concepção do curso, tornando-o mais próximo das relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Estão presentes ao longo do curso e constituem um espaço de ação integrante entre ensino, pesquisa e extensão. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Estas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.


Estágios Curriculares Supervisionados

O estágio curricular supervisionado será relacionado às relações profissionais evidenciadas por meio da dicotomia teoria e prática.
Como a missão da UNIFENAS será formar, além de um profissional competente, uma pessoa preocupada com as questões de cidadania e com o meio ambiente, há necessidades de superar práticas do processo de ensino e aprendizagem que fragmentam e reduzem a visão do aluno e, por esta razão, a sua atuação como egresso-profissional cidadão. Para formar o profissional com tal amplitude na visão e que exerça a sua atuação de forma integrada, inter e multidisciplinar a Universidade estabelecerá como estratégias e procedimentos metodológicos, as práticas, os estágios e as atividades complementares no contexto dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação.
O estágio supervisionado do curso de Administração será oferecido nos 7º e 8º Períodos letivos do curso e tem um papel estratégico na formação do aluno como profissional qualificado. É uma etapa importante na formação do estudante por lhe trazer maturidade profissional e técnica, contato com profissionais da área, vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer.
Os estágios supervisionados serão realizados em entidades públicas e privadas por meio de um convênio firmado entre tais entidades e a Universidade.


Perfil do Egresso

Considerando o conjunto das competências e habilidades prescritas nas Diretrizes Curriculares, o curso de Administração da UNIFENAS, forma profissional capacitado a compreender as questões cientificas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.
O egresso do curso de Administração possui em seu perfil a capacidade de reconhecer problemas e propor alternativas de solução; maior fluência verbal e relacional, indispensável ao trabalho em equipe e à atuação em situações de conflito e negociação; a capacidade de elaborar e implementar projetos criativos e inovadores que possam redundar em desenvolvimento da organização e da própria sociedade.


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente. A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais.
A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES

Extensão

As ações de extensão do curso de Administração são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes.
A extensão é necessária para que a comunidade acadêmica conheça o mundo externo do Câmpus, e para que a comunidade externa conheça o mundo acadêmico. Esta convivência com o pensamento não acadêmico é uma condição para que aconteça o avanço do pensamento dentro da Universidade, pois, a partir deste contato, a pesquisa e o ensino poderão ser mais incisivos.
As ações de extensão devem primar pela formação humana, sociopolítica e ambiental, expandindo seu caminho para a questão social e cultural por meio da interação com a sociedade, tendo-se sempre a preocupação de avaliar como a UNIFENAS tem atendido às necessidades desta sociedade junto à qual está atuando.
As ações de extensão acontecem nas seguintes modalidades: programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, publicações, desenvolvimento tecnológico em parceria com o setor produtivo e outros produtos acadêmicos que se fizeram necessários para satisfazer às necessidades da população e da região.


Página da Extensão Universitária


Laboratórios

Laboratórios de Informática

Os laboratórios de informática estão disponíveis aos estudantes como ferramenta de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. São equipados com computadores cujas configurações atendem plenamente às necessidades dos cursos. Softwares e aplicativos específicos simulam situações que o estudante vivenciará no exercício de sua profissão. Os laboratórios são conectados à Internet à qual garante livre acesso aos seus usuários.

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