Agronomia Câmpus Poços de Caldas




Sobre o Curso

  • Duração do curso: 8 semestres (Integral) e 9 semestres (Noturno)
  • Período: Integral e noturno
  • Câmpus: Poços de Caldas
  • Autorização: Portaria MEC nº 994 de 19/09/2017

CONTATO
Curso de Agronomia - Câmpus Poços de Caldas
E-mail: agronomia.pocos@unifenas.br
Telefone: (35) 3713-4400
Endereço: Rodovia Geraldo Martins Costa, s/no.
37701-970

COORDENAÇÃO
Destaque no panorama econômico

Atualmente, há grande demanda da Agronomia, visto que o agronegócio representa 1/3 do PIB nacional e tem gerado sucessivos superávits na balança comercial agrícola.


Formação polivalente

A formação do engenheiro agrônomo da UNIFENAS envolve as áreas de manejo, conservação e adubação de solos, engenharia rural, topografia, fitotecnia, zootecnia, ecologia, gestão ambiental, fitossanidade e defesa sanitária vegetal, alimentos e tecnologia de transformação de produtos agropecuários, controle de qualidade, irrigação e drenagem, construções rurais, parques e jardins, nutrição animal, silvicultura, biotecnologia, administração e extensão rural, comercialização e agronegócios.


Múltiplas áreas de atuação

O engenheiro agrônomo pode atuar na produção de alimentos, na criação de animais e em ecossistemas naturais, em ambientes controlados e em laboratórios (na pesquisa e no ensino). Pode ainda ser empregado, empreendedor, autônomo ou proprietário do meio de produção.


Projeto Pedagógico

O projeto pedagógico de curso de Agronomia UNIFENAS está voltado para a capacitação de Agrônomos que respondam às necessidades agrícolas das realidades locais, regionais e nacionais com conhecimento às exigências atuais do mercado do Agronegócio e para o atendimento a agricultores e empresários agrícolas, com competência científica e tecnológica. Um profissional de agronomia, para responder às exigências da sociedade, deve possuir uma sólida formação científica, tecnológica e profissional geral, que o torne eficaz e eficiente no emprego de recursos humanos e financeiros, visando à transformação de recursos naturais em bens e, por decorrência, melhorando a qualidade de vida do ser humano.


Monitoria

O Programa Institucional de Monitoria compreende um conjunto de atividades acadêmicas exercidas por estudante de graduação e que tem por finalidade contribuir para sua formação integrada.
O monitor exerce suas atribuições sob a orientação do professor responsável pela disciplina ou unidade curricular.
O exercício da Monitoria é voluntário e pode ser remunerado.
A monitoria deverá ser exercida em horário que não coincida com o das disciplinas ou unidades curriculares nas quais o estudante monitor se encontrar matriculado ou com o de outras atividades necessárias a sua formação acadêmica.
O Programa possibilita a participação de estudantes na iniciação à prática docente, contribuindo para o desenvolvimento de competências próprias da atividade pedagógica.
Para participar do Programa Institucional de Monitoria da UNIFENAS, consulte o Coordenador do seu curso.


Atividades Complementares

As Atividades Complementares complementam a formação dos estudantes de maneira geral e específica. A coordenação de cada curso relaciona, no início de cada semestre, os eventos e atividades que serão oferecidos para que o aluno possa se programar.
O aluno deverá cumprir até o penúltimo período de seu curso de graduação no mínimo 80% (oitenta por cento) das atividades complementares previstas.
É obrigatória a participação do aluno nas atividades previstas em pelo menos dois dos cinco grupos indicados pela UNIFENAS. Em cada grupo serão permitidos, no máximo, os seguintes percentuais da carga horária curricular para as atividades complementares:
Grupo 1 – ENSINO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 2 – PESQUISA - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 3 – EXTENSÃO - 60% da carga horária de Atividades Complementares
Grupo 4 – REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL - 20% carga horária de Atividade Complementar
Grupo 5 – OUTRAS ATIVIDADES - 10% da carga horária de Atividades Complementares


Atividades Integradoras

As Atividades Integradoras consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos das relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular – com conteúdos programáticos variáveis – pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas.
Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) importantes na formação dos estudantes, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras.


Estágios Curriculares Supervisionados

O estágio curricular supervisionado é um componente estratégico na formação do estudante como futuro profissional qualificado. É nele que o estudante sedimenta os conhecimentos e competências adquiridos ao longo do curso. Ele lhe confere maturidade profissional e técnica, possibilita o contato com profissionais da área, a vivência e convivência com pessoas e a oportunidade de conectar o saber ao fazer.
No curso de Agronomia, o estágio curricular supervisionado tem o objetivo de fomentar a relação ensino e serviços, ampliar as relações da universidade com a sociedade colocando o futuro profissional em contato com as diversas realidades sociais.
O estágio supervisionado do curso de Agronomia é oferecido em empresas, instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, de caráter público ou privado e cooperativas.
O Estágio Obrigatório Supervisionado é cumprido pelos estudantes do Curso de Agronomia, regularmente matriculados, a partir do 5º período para o turno integral e 6º período para o turno noturno, totalizando uma carga horária de 360 horas.


Perfil do Egresso

O egresso formado pelo curso de Agronomia da UNIFENAS, em consonância com as suas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES nº 1 de 02/02/2006), apresenta aptidão para compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente. Este profissional possui atuação crítica e criativa na identificação de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.


Portal do Egresso


Pesquisa

Com a pesquisa consegue-se uma educação rica em oportunidades para se fazer diferente.
A pesquisa incorpora necessariamente a prática ao lado da teoria. Por isso, integrada ao ensino e à extensão, a pesquisa na UNIFENAS é pensada como forma de proporcionar e orientar o desenvolvimento institucional, criando interfaces com as questões sociais. A prática da pesquisa incentiva o corpo discente e docente a não só observar a realidade, mas também com ela dialogar e sobre ela agir.


Página de Pesquisa e Pós-graduação Unifenas
Tutorial de utilização do portal da CAPES
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte I)
Tutorial de utilização de bibliotecas virtuais em Saúde (Parte II)

Extensão

As ações de extensão do curso de Agronomia são significativas e acontecem durante todo o ano por meio de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços, muitas vezes com parcerias importantes. A criação de projetos de extensão e eventos inicia-se em sala de aula, pelos próprios estudantes, que, orientados por seus professores, estruturam e executam as ações.
Estas ações apresentam características variadas, sendo sempre muito bem fundamentadas para que percebam sua importância e verifiquem um aprendizado mútuo entre a comunidade e o acadêmico.


Página da Extensão Universitária


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