Home Mapa do site
English
Enfermagem

FORMAÇÃO GENERALISTA, HUMANISTA E REFLEXIVA

O Curso de Enfermagem da UNIFENAS-BH, Câmpus Jaraguá, tem como proposta educativa a formação de um profissional crítico e reflexivo, capaz de atuar com competência nos diversos níveis de atenção à saúde da população.
Ciente das exigências do mercado de trabalho, com foco no profissional com habilidades técnico-comportamentais e perfil empreendedor, oferece-lhe uma formação diferenciada, valorizando o profissional e estimulando o desenvolvimento de seus talentos.
O acadêmico da UNIFENAS-BH é preparado para os diferentes contextos assistenciais, educativos e gerenciais, nos quais a enfermagem está inserida, sendo-lhe propiciada uma construção compartilhada de conhecimento, a partir das inter-relações da base teórica, com a aplicação de atividades práticas.
A realização de ações socioeducativas e assistenciais oferece ao acadêmico vivências essenciais para a sua formação profissional, por meio da participação em projetos educacionais, como a Praça da Saúde, Campanhas de Vacinação, Projetos de Ações Educativas (em creches, escolas, instituições de longa permanência, etc).

O DIFERENCIAL DO CURSO: ENSINO CLÍNICO E ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS

O Curso de Enfermagem da UNIFENAS-BH oferece inserção dos acadêmicos nas atividades práticas, desde os primeiros períodos, uma vez que se considera importante a vivência de situações reais, visando à construção do conhecimento e contribuindo para a experiência acadêmica. Os acadêmicos também têm a oportunidade de desenvolver ações educativas em saúde, com a comunidade, com foco preventivo e promocional, em variados grupos populacionais, institucionalizados ou não, a partir do planejamento, desenvolvimento e aplicação de estratégias baseadas na construção compartilhada do conhecimento.
O ensino clínico compreende um segundo momento de imersão do acadêmico no campo de trabalho, porém, agora, com a realização de atividades de cunho técnico-científico, valorizando-lhe a observação e criação de momentos de reflexão. Ele engloba os conteúdos de assistência básica de enfermagem, nos níveis individuais e coletivos, proporcionando um tempo de trabalho, de observação, de aprendizagem e de avaliação que promove o encontro entre a teoria e a prática. O ensino clínico é realizado semanalmente, orientado pelos docentes do curso.
Nos dois últimos períodos, ocorrem os estágios supervisionados, proporcionando ao acadêmico práticas no âmbito hospitalar, direcionando a atenção de enfermagem para os serviços de média e alta complexidade, e no âmbito da saúde pública, direcionados aos Programas de Saúde da Família.



Sobre o curso
Duração do curso: 9 semestres (Noturno)
Período: Noturno - Estágios (diurno e noturno – 8º e 9º períodos)
câmpus: Belo Horizonte – Unidade Jaraguá

Coordenação: Profa. Ms. Aneilde Maria Ribeiro de Brito

Telefone: (31) 3497-4306
E-mail: enfermagem.bh@unifenas.br

Criação:
Resolução CD nº 1 de 29/06/2001 da Universidade de Alfenas
Reconhecimento:
Decreto de 16/11/2006, publicado no “MG” de 17/11/2008 Diário Executivo – Caderno I
Parecer nº 657 de 10/07/2006 do CEE homologado pelo Secretário de Estado e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Renovação de Reconhecimento:
Portaria MEC/SERES nº 1 de 06/01/2012, publicada no D.O.U. de 09/01/2012 – seção 1 pag 19-43.



Vídeo
Fechar

Enfermagem - BH
Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS