AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ATENDIMENTO AMBULATORIAL NO CENTRO DE ATENÇÃO SECUNDÁRIA – CEASC - UNIFENAS BH
José Ricardo de Oliveira*; Fátima Lúcia Guedes Silva**; Laís Chaves**; Jefferson Bagatin**; Guilherme Maraucci**; Milena Kato**; Larissa Carvalho**; Mariana Faria**; Nathália Santos**; Elielson Lucena**.
Avaliar é perceber a realidade dos atores sociais e em seguida propor mudanças com a finalidade de realizar intervenção e aperfeiçoamento para que os serviços de saúde se enquadrem dentro dos padrões de qualidade e que atendam as mais diversas necessidades da população. Portanto, o registro da satisfação ou insatisfação de provedores, executores e usuários de um serviço de saúde torna-se importante ferramenta ao revelar os processos que precisam ser aprimorados, institucional e profissionalmente. A avaliação da qualidade dos serviços de saúde é uma constante preocupação das políticas públicas de empoderamento e de controle social. A Política Nacional de Humanização existe desde 2000 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários (BRASIL, 2011). A fim de avaliar a satisfação dos gestores, trabalhadores e usuários com a qualidade dos serviços prestados no CEASC-UNIFENAS BH, que oferece atenção à saúde em nível secundário no distrito sanitário Norte de Belo Horizonte; realizar-se-ão entrevistas com esses sujeitos, aplicando-se um questionário padronizado. Ao dar ênfase e legitimidade à perspectiva crítica dos atores sociais sobre a qualidade da atenção secundária em saúde, esse trabalho pretende avaliar o ambulatório de um centro de especialidades médicas, considerando a opinião e satisfação dos mesmos como indicadores de determinados aspectos dessa qualidade. Enfim, a produção dos sujeitos implica na produção de saúde. O desenho do estudo será transversal prospectivo, qualitativo e de intervenção. Os questionários serão baseados em outros instrumentos já validados na literatura nacional e adaptados à realidade da unidade de atendimento ambulatorial (BRASIL, 2011). A amostra de sujeitos da pesquisa será o total de 220 entrevistados, alocados entre os três grupos: gestor, trabalhador e usuário. O período de coleta e análise dos dados será entre os meses de março e abril de 2012.
Referências bibliográficas
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é o programa HumanizaSus?
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Estadual da Saúde de Minas Gerais. Política de humanização.
*Professores da UNIFENAS, Campus Belo Horizonte
**acadêmicos da Unifenas, Campus Belo Horizonte