PROJETO RONDON: OPERAÇÃO ESPECIAL PARAGUAI SUL
Fernanda Vieira Andrade*; Nathália Silva Andrade***; Bruno Xavier Dias**; Simone Cecília de Melo****; Adrielle Santos Moraes*; Petterson Kennedy Mendes Oliveira*; Daniela Nogueira Silva*; Fabiano Fernandes Silva***; Marcos Ely de Souza**; Sybele Márcia Starling*****.

A UNIFENAS, campus de Belo Horizonte, participou do Projeto Rondon, na Operação Especial Paraguai Sul, realizada no período de 15 a 31 de julho de 2011. A operação foi um projeto piloto da Coordenação Geral do Projeto Rondon– Ministério da Defesa, que tem a intenção de realizar ações em outras regiões providas de hidrovia no país, como a amazônica. Para a Comissão do Projeto Rondon da UNIFENAS, formada pelas professoras Flávia Andrade e Simone Cecília de Melo, a participação no projeto teve notória relevância, pois a instituição foi convidada pelo Coordenador da Operação, Coronel Edson Pierobon, que reconheceu a seriedade dos professores que participaram das operações anteriores. Para a comissão da UNIFENAS, tal fato reafirma o esforço e perseverança assumidos desde a primeira operação. Nesta operação a UNIFENAS atuou nas áreas de saúde e educação, juntamente com a UNIVAP –Universidade do Vale do Paraíba, que promoveu atividades nas áreas de meio ambiente e trabalho.Houve interação entre as ações das duas universidades e muitas oficinas foram realizadas em conjunto.Os temas abordados foram sexualidade, qualidade da água, prevenção de verminoses, educação alimentar para pessoas com hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, abordagem do agente comunitário de saúde nas visitas domiciliares, aplicação de novas estratégias educativas em sala de aula, bullying, respeito ao bem público, saúde na terceira idade (foi realizada uma caminhada ressaltando a importância da atividade física para pessoas desta faixa etária), noções de higiene oral, primeiros socorros, noções básicas de higiene e manipulação de alimentos e ginástica laboral. Todos os temas tiveram relação com as necessidades levantadas em viagem precursora realizada pela professora Simone Cecília de Melo, em abril.
Os rondonistas da UNIFENAS ficaram com o sentimento de dever cumprido, de cidadania e de compromisso com as questões sociais que afligem o país.

*Discente do Curso de Biomedicina da Unifenas Campus Boaventura
**Discente do Curso de Enfermagem da Unifenas Campus Boaventura
***Discente do Curso de Medicina da Unifenas Campus Boaventura
****Docente do Curso de Enfermagem da Unifenas Campus Boaventura
*****Docente do Curso de Biomedicina da Unifenas Campus Boaventura

Voltar