OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO ACADÊMICA DA SAÚDE MENTAL DE FORMA INTERDISCIPLINAR
Ênio Rodrigues da Silva*; Albert Nilo da Costa**; Alex Junior de Araújo**; Peter Felipe Silva**; Luiz Paulo Tomas**; Antônio Fernando Bolina Batista Filho**.

O campo da Saúde Mental inclui diversos saberes em sua constituição. Neste sentido, em tese, nenhum saber disciplinar seria hegemônico, mas sim complementar (SCHWARTZ, 2007). A ciência avança em saltos, e tal evolução só se faz consistente a partir de críticas sobre as verdades epistemológicas produzidas ao longo de sua evolução (SCHWARTZ, 200; CANGUILHEM, 1995). É dentro dessa lacuna que se constrói desafios para a formação em Saúde Mental, como a necessidade de criticar, em tempo real de trabalho, os saberes promovendo a transdisciplinaridade e a experiência (CUNHA, 2009). Reflexão e promoção da Saúde Mental de seus membros, além da discussão transdisciplinar envolvendo as demais graduações da Universidade na qual a Liga esta inserida. Os novos serviços de Saúde Mental desafiam o tempo todo, primeiramente, os seus profissionais, pela formatação do trabalho em equipe. A livre circulação dos pacientes dentro dos serviços e na rede convoca os trabalhadores a atuarem em equipe de forma interdisciplinar. Esse ambiente exige profissionais dinâmicos para as tomadas de decisões possíveis e condizentes com as variabilidades dos ambientes de trabalho, de expandir suas margens de manobras, ampliando o poder de agir no coletivo de trabalho na comunidade. Realização de encontros quinzenais, nos quais são debatidos temas previamente definidos por um cronograma anual de atividades. Participação em eventos científicos bem como a realização dos mesmos. Organização e execução de eventos no ambiente universitário como, por exemplo: "Construindo um outrolhar no campo da formação em Saúde"; "A Violência e o Sistema Prisional Convencional e a APAC", "Anamnese/coleta de histórias de vida em Saúde Mental" e "A subjetividade no campo da formação médica". Firmaram-se, parcerias com a Rede de Saúde Mental da Prefeitura de Belo Horizonte; a APAC, o Programa de Atenção ao Louco Infrator do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (PAI-PJ/MG) - os quais têm contribuído, através de palestras, seminários e oficinas administradas nas dependências da Universidade ou fora dela. Criação do projeto Arte, Transdisciplinaridade e Experiência, que visa à integração através da arte (literatura, teatro e vídeo) dos cursos de: Medicina, Direito, Biomedicina, Enfermagem dentre outros, proporcionando o desenvolvimento da transdisciplinaridade tendo como referência a saúde mental. A abordagem transdisciplinar da saúde mental torna-se mais eficiente o processo de sedimentação dos conhecimentos. O trabalho multiprofissional descortina para o acadêmico a realidade encontrada na prática profissional.

* Professor(a) da UNIFENAS , Campus Belo Horizonte
**Acadêmicos da UNIFENAS, Campus Belo Horizonte

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