LIPE - LIGA DE PEDIATRIA - MEDIANDO O DIÁLOGO ENTRE O ALUNO, A UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE.
Tauanni Cândido Alves Silva*; Mariana Aparecida Pasa Morgan*; Victor Buratto dos Santos Queiroz; Frederico Cunha Valim**; Herbert Santana Oliveira**; Ana Cláudia Queiroz Gomes**.

As finalidades da educação superior envolvem aspectos objetivos e subjetivos. Com isso, o contexto universitário exerce grande impacto sobre o desenvolvimento psicossocial e cognitivo, o rendimento acadêmico e o ajustamento do estudante à Universidade. Nesse sentido, a formação de um estudante de medicina é constituída por um complexo quadro de atitudes que cercam a personalidade do educando (PERES & ANDRADE, 2005). A excelência profissional implica em modos de ser, saber, perceber, decidir e atuar e um médico com esses predicados é capaz de tornar eficaz e competente o sistema à sua volta (LEVITES, 2010). Informar sobre as atividades da Liga de Pediatria/LIPE UNIFENAS BH – fundada em 2007 – que procuram auxiliar na construção de um médico humanista e com excelência profissional. Através de Atividades de Extensão junto à comunidade acadêmica e à sociedade e debates multitemáticos, discutem-se sobre a forma de o médico e o acadêmico de medicina contribuírem para a melhoria da saúde do indivíduo e coletiva, bem como utilizarem os recursos técnicos promovendo uma união ética entre tecnologia e humanismo e entre pesquisa e exercício profissional. Visando esses objetivos, a face acadêmica inclui também a realização de pesquisas. Em 2011, realizaram-se uma visita à creche, uma sessão de cinema e uma apresentação de caso clínico com discussão dos eventos sob as óticas técnica e humanista. Apresentaram-se nove trabalhos completos em congressos brasileiros, abordando temas sobre a saúde e o ensino médico. Encontram-se em planejamento, duas visitas a instituições de ensino e cuidado infantis, uma intervenção para divulgação dos Direitos da Infância e Adolescência, dois cursos e um simpósio integrando outras ligas, ambulatório e internato da UNIFENAS/BH, além de estudos sobre diversos temas em saúde e educação médica. Dados obtidos avaliando-se a participação do discente na liga sugerem que o relacionamento afetivo e o compromisso para com o próximo e o grupo, além da partilha das soluções de problemas desenvolvidas pelos estudantes, diminuem o estresse da vida acadêmica. Em adição, esses relacionamentos foram considerados efetivos por eles próprios, reforçando valores como colaboração, respeito, apoio e cuidado mútuos. Assim, na medida em que se trata e é tratado pelos seus colegas de forma assertiva, cria-se um referencial a ser transposto para o cuidado no atendimento ao paciente, em sua vida acadêmica e profissional (VALIM E GOMES, 2011).

* Discentes - campus BH
** Docentes da UNIFENAS-BH e da Liga de Pediatria – LIPE UNIFENAS campus BH

Voltar