IDENTIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DE LESÕES DERMATOLÓGICAS APLICADAS À ROTINA DO MÉDICO GENERALISTA: MINICURSO OFERECIDO PELA LADERME – LIGA DE ACADÊMICA DE DERMATOLOGIA
Denise Maria Assunção*; Karine de Oliveira e Avelar**; Alexandre Melo Cardoso de Oliveira**; Camila Pereira Junqueira**; Camila Ramos Carvalho Rocha**; Celina Andrade Botelho**; Flávia Tereza Querino Coelho**; Gabriela Frauches Souza**; Haroldo Gonçalves Dias Júnior**; Lidiane Mattos Gonçalves**; Lorene Regina de Oliveira**; Regina de Freitas e Silva**.

A pele é o maior órgão de percepção do corpo humano. Desde o nascimento, estabelece o meio de contato para a transmissão de sensações físicas e emoções (MÜLLER, 2001). "A pele é o espelho do funcionamento do organismo: sua cor, textura, umidade, secura, e cada um de seus demais aspectos refletem nosso estado de ser, psicológico e também fisiológico" (MONTAGU, 1988). As doenças de pele estão entre as três primeiras causas de demanda nos serviços de saúde pública (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002). As doenças que acometem a pele podem estar restritas a elas ou serem manifestações de uma doença sistêmica. O reconhecimento precoce das lesões tem impacto na efetividade do tratamento, na vigilância epidemiológica, na prevenção de sequelas e em maior índice de controle e/ou cura. A identificação, observação e descrição adequadas das alterações de pele são de extrema importância. Se realizadas corretamente, auxiliarão no diagnóstico e consequente instituição da terapêutica adequada em nível primário de atenção, sendo o nível secundário de atenção direcionado aos pacientes que realmente necessitarem de assistência especializada. Este projeto tem como escopo a capacitação de acadêmicos de medicina para identificação e descrição correta de lesões dermatológicas em nível primário de atenção à saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS), preconiza que apenas 20% das queixas ambulatoriais sejam encaminhados para atendimento especializado. Neste contexto, o SUS indica a necessidade de apenas um dermatologista para populações com mais de 80.000 habitantes (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002). Com esta cobertura médica especializada tão resumida é extremamente importante a qualificação do médico generalista para identificar e resolver o maior número de queixas, sabendo também encaminhar corretamente. Para a realização desse projeto serão ministrados cursos de capacitação na área de dermatologia aplicada a rotina do médico generalista. As atividades são destinadas a toda população acadêmica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade José do Rosário Vellano. Os cursos, serão compostos por uma aula teórica com conteúdo de semiologia dermatológica, envolvendo reconhecimento e descrição detalhada dos padrões morfológicos. Após o treinamento teórico, os alunos poderão aplicar o conhecimento através da descrição de lesões de pele em fotografias coloridas. Ao final os acadêmicos deverão ser capazes de descrever as lesões elementares da pele para iniciar o desenvolvimento de raciocínio clínico das doenças subjacentes.

*Professora orientadora - Campus de Belo Horizonte - MG
**Membros da Liga e acadêmicos - Campus de Belo Horizonte - MG

Voltar