O CINEMA COMO AGENTE GERADOR DE REFLEXÕES PARA O GRADUANDO EM MEDICINA
Victor Buratto dos Santos Queiroz*; Herbert Santana Oliveira*; Fabíola Tatiana*; Tauanni Cândido Alves Silva*; Mariana Aparecida Pasa Morgan*; Ana Cláudia Queiroz Gomes**.

O cinema consiste em uma moderna tecnologia de ensino-aprendizagem, incentivando a formação cultural do discente, a interdisciplinaridade e a correlação entre os diferentes aspectos socioeconômico-culturais. A proposta de inserção do cinema no meio acadêmico é orientada pela concepção construtivista, segundo a qual a aprendizagem é um processo contínuo e dinâmico de acomodação e assimilação em que o indivíduo modifica suas estruturas cognitivas internas através de suas experiências pessoais, nas relações com o mundo (CESAR et all., 2011). Como exemplo disso, em um estudo realizado por alunos da LIPE sobre a utilização do cinema em atividades curriculares do 1º período da UNIFENAS-BH, com a aplicação de questionários antes e depois da exibição de um filme, concluindo-se que os alunos demonstraram terem sido levados à reflexão sobre os temas propostos, por intermédio do filme (Souza et all., 2011) comprovando assim, as hipóteses de que o cinema e a vida acadêmica estão em consonância quando se pensa na construção de um saber interdisciplinar. proporcionar aos envolvidos o entendimento da imagem em movimento em diferentes pontos de vista, desencadeando reflexões aprofundadas sobre o papel do indivíduo na sociedade, baseadas nas vivências e conhecimentos prévios de cada participante. em 01 de abril de 2011, às 18:00h, realizou-se no campus Líbano UNIFENAS-BH, a 1ª Oficina de Humanidades da LIPE, tendo como tema "A desumanização na contemporaneidade e o papel da educação na formação humana", com a exibição para 16 alunos do filme "Mary e Max" de Adam Eliot, seguido de debate. Debateram-se, entre outros, temas como a solidão, morte, a não realização de objetivos, frustração, sofrimento e a superação de dificuldades. Tomando como base os relatos dos próprios participantes da oficina, consideraram-se importantes as reflexões geradas. Para o graduando em Medicina, o cinema pode tanto contribuir para a formação acadêmica, quanto facilitar o desenvolvimento de uma postura reflexiva crítica e mais humanizada e o desenvolvimento de competências diversas (BLASCO, 2005). Ao se assistir e procurar interpretar um filme, os conhecimentos prévios, interesses, expectativas, motivações, necessidades, experiências e ritmos de aprendizagem serão considerados durante todo o processo. Portanto, os novos conhecimentos serão adquiridos após a construção do discurso sobre o que se viu e a internalizarão do que foi vivenciado.

* Acadêmicos da UNIFENAS, Campus Belo Horizonte
** Professora Orientadora da Faculdade de Ciências Médicas da UNIFENAS campus Belo Horizonte

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