ESTUDO DE HÁBITOS E CONHECIMENTOS DE DISCENTES DA UNIFENAS-BH EM RELAÇÃO ÀS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E RASTREAMENTO DO CÂNCER DE PELE
Denise Maria Assunção*; Karine de Oliveira e Avelar**; Alexandre Melo Cardoso de Oliveira**; Camila Pereira Junqueira**; Camila Ramos Carvalho Rocha**; Celina Andrade Botelho**; Flávia Tereza Querino Coelho**; Gabriela Frauches Souza**; Haroldo Gonçalves Dias Júnior**; Lidiane Mattos Gonçalves**; Lorene Regina de Oliveira**; Regina de Freitas e Silva**.

O câncer é uma doença de origem multifatorial. Possui crescimento descontrolado e pode produzir metástases. O câncer de pele pode ocorrer devido a diversas etiologias, sendo a mais frequente a exposição à radiação ultravioleta (UV), sem proteção e controle adequados, capaz de permear a estrutura da pele (BRASILEIRO FILHO, 2006). As neoplasias cutâneas podem ser divididas em dois grupos: melanomas e não melanomas. O primeiro grupo, apesar de representar apenas 4% dos diagnósticos feitos é o mais grave, devido à possibilidade de metástases. O segundo grupo compreende o carcinoma basocelular e o carcinoma epidermoide, que são os cânceres mais frequentes, responsáveis respectivamente por 70% e 25% dos diagnósticos (FLOR, 2007). Em relação à incidência, o câncer de pele apresenta valores relevantes no Brasil. Uma estimativa feita para 2010, válida também para 2011, esperava que houvesse 236.240 casos novos de câncer para o sexo masculino e 253.030 para sexo feminino e destes, o mais incidente seria o câncer de pele não melanoma (114 mil novos casos) (INCA, 2010). Estão associados à exposição ultravioleta, principalmente, os seguintes agravantes: idade, sexo, fotótipos de pele I e II (propensão às queimaduras e inabilidade para bronzear), educação, estilo de vida, ocupação e história familiar positiva de câncer de pele (GARCIA, 2001). Em contrapartida, usar o filtro solar, chapéus e equipamentos de proteção individual, bem como evitar a exposição excessiva ao sol podem prevenir a ocorrência do câncer (HORA, 2003). O presente estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento dos acadêmicos de medicina da UNIFENAS-BH acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de pele. Diante da carência de dados estatísticos referentes à prevenção do câncer da pele na população jovem, objetiva-se conduzir um projeto com o intuito de avaliar os conhecimentos dessa população representada pelos acadêmicos de medicina da UNIFENAS-BH, sobre o câncer de pele, sua prevenção e fatores de risco. Para a elaboração desse projeto será aplicado um questionário estruturado com os acadêmicos de medicina, da UNIFENAS-BH, que estejam cursando do primeiro ao quarto ano. Além disso, os alunos deveram concordar em participar da pesquisa espontaneamente. Os dados obtidos serão compilados no Epi-Info e os resultados e discussão serão apresentados em um artigo que será realizado posteriormente e disponibilizado em revistas científicas.

*Professora orientadora do projeto
**Docentes da UNIFENAS- BH

Voltar