LMMFC E AMBULATÓRIOS MISTOS: CONSOLIDAÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCENTE E BENEFÍCIOS PARA A COMUNIDADE
Joyce Luciana de Oliveira Costa*; Lorena Vilhena Prímola*; Mário Alves de Oliveira Neto*; Theara Castro*; Pedro Botelho*; Tainá Abreu Lacerda Bremm*; Layana Souza de Castro*; Carolina Ávila Loureiro*; Christian Morato Castilho**; Fabiano Gonçalves Guimarães**.

A Liga Metropolitana de Medicina de Família e Comunidade – LMMFC –, fundada em 2007 por acadêmicos da UNIFENAS-BH, implementou em suas atividades no primeiro semestre de 2011 uma nova maneira de compartilhar e exercitar o conhecimento médico. Sob a coordenação de seus orientadores, foram estabelecidos pequenos grupos cuja composição mescla integrantes de vários períodos do curso. O objetivo é, fundamentalmente, propiciar aos alunos incipientes a vivência clínica, experimentada desde o início da graduação pelo método PBL, a partir de uma óptica que contempla além da teoria e prática assimilada nas aulas, isto é, uma abordagem socioeconômica e psicológica concomitantes ao universo do paciente examinado. Destarte, os estudantes de períodos mais avançados colaboram à desenvoltura daqueles de períodos anteriores, transmitindo-lhes suas experiências, de modo a ampliar seus conhecimentos básicos. A importância do projeto justifica-se pela autonomia do grupo na busca da resolução do caso, através do exercício clínico pleno e edificado por cada membro, responsável por determinada etapa da consulta. Os alunos são constantemente supervisionados pelos professores, que acrescentam novos conhecimentos e favorecem a acurácia da atuação daqueles. Ao término dos atendimentos, todos os casos são apresentados pelos discentes, assim como a conduta escolhida e a justificativa da mesma, estimulando o posterior aprofundamento do estudo. Os pacientes são remarcados, promovendo-se seu acompanhamento longitudinal em conformidade com os princípios estabelecidos pela Atenção Primária à Saúde. O projeto logra em seu intento, vez que há cabal aceitação dos alunos de forma geral, confirmando a grande procura e produtividade da LMMFC. Isso se deve ao dinamismo intrínseco e forte engajamento dos membros e orientadores da liga na oferta de conhecimento aplicado à formação diferenciada do acadêmico e ao bem-estar da comunidade. Os ambulatórios e os encontros ocorrem no Centro de Saúde São Bernardo, vinculado à UNIFENAS-BH, onde estão inseridos os pacientes.

* Acadêmicos do curso de medicina da UNIFENAS-BH;
** Docentes do curso de medicina e coordenador da LMMFC/Liga Metropolitana de Medicina de Família e Comunidade da UNIFENAS-BH.

Voltar