PREVENÇÃO DO TRANSPLANTE CARDÍACO - INSUFICIÊNCIA CARDÍACA POR HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA
Virgínia Guerra Moreira*; Joyce Luciana de Oliveira Costa*; Mário Alves de Oliveira Neto*; Núbia Regina Alencar de Freitas*; Patrícia Bernardes Silva*; Thiago Henrique de Oliveira*; Eliane Basques Moura**; José Gilberto de Brito Henriques**.
O transplante cardíaco constitui, na atualidade, modalidade de tratamento estabelecida para os pacientes portadores de insuficiência cardíaca grave e refratária ao tratamento clínico otimizado (BARRETTO, 2002). A insuficiência cardíaca acontece quando o coração é incapaz de bombear o sangue em uma taxa proporcional às necessidades dos metabólicas dos tecidos ou quando desempenha esta atividade apenas a pressões ou volumes diastólicos anormalmente elevados; sendo prevenida pelo tratamento da hipertensão, como foco na pressão sistólica, reduzindo a incidência da insuficiência cardíaca em 50% (CECIL, pag.411). A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (acima ou igual a 140x90mmHg); sendo sua prevenção realizada através de medidas não medicamentosas: alimentação saudável, consumo controlado de sódio e de álcool, ingestão de potássio e combate ao sedentarismo e ao tabagismo. Diversos hábitos de vida adquiridos na infância contribuem para o seu desenvolvimento. Conhecer esses fatores, bem como suas estratégias de prevenção em idade precoce, pode contribuir para a diminuição do impacto destas doenças em nossa sociedade. O objetivo deste trabalho é orientar as crianças sobre os fatores de risco para as HAS e sua forma de prevenção; estimulando as mesmas para que divulguem em seus lares as informações aprendidas na escola. Participarão do projeto os alunos do ensino fundamental, das escolas municipais da regional norte de Belo Horizonte. Esta região é assistida pela UNIFENAS-BH, através de atendimentos ambulatoriais em todas as fases do curso. Serão abordados o tema de prevenção da HAS através de dinâmicas de grupo, brincadeiras, teatro e vídeos educativos, ensinando as crianças desde cedo a preveni-la, ministrados pelos membros da LIRACIR. A carga horária, para execução do projeto em cada escola, será de uma hora por semana, durante quatro semanas. A justificativa para a elaboração deste projeto advém da necessidade de se conhecer sobre a correta prevenção e identificação precoce de HAS, evitando a eventual complicação da doença e o transplante cardíaco.
*Acadêmicos do curso de medicina da UNIFENAS-BH.
**Docente do curso de medicina e coordenador da LIRACIR/Liga de Raciocínio Clínico-Cirúrgico da UNIFENAS-BH.