EDUCAÇÃO DE PACIENTES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE SÍNDROMES METABÓLICAS
Rodrigo Bernardo Aguiar Moreira*; Talita Maria de Santana Oliveira*; Mayza de Cassia Gomes Bueno*; Mariana Pacelli Mendes do Valle*, Paula Cordoval Caetano*; Maxlânio Azevedo Borges*; Maryanne Carneiro Mercês*; Lucas Gonçalves de Oliveira*; Victor Otoni Pimenta*; Thiago Henrique de Oliveira*; Juliana de Carvalho Machado**.

A Síndrome Metabólica (SM) é um transtorno representado por um conjunto de fatores que aumentam o risco da mortalidade por doença cardiovascular. Com o avanço da tecnologia, o ser humano passou a ter uma vida sedentária, dieta hipercalórica e de fácil acesso, estresse psicossocial, além da predisposição genética, o que levou ao aumento da prevalência de SM. O presente projeto tem por objetivo promover programas educativos sobre SM em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e/ou escolas públicas próximas da área de abrangência da Faculdade de Medicina da Unifenas-BH, além de auxiliar no processo de identificação, prevenção e tratamento de SM por meio de treinamentos de profissionais da saúde e da própria comunidade. Trata-se de estudo longitudinal a ser realizado em três etapas. Inicialmente será realizado um estudo transversal para identificação de sujeitos com risco de desenvolverem SM com um questionário socioeconômico e por medidas antropométricas, da circunferência da cintura, da pressão arterial e da glicemia capilar. Na segunda etapa será aplicado um teste de múltipla escolha a fim de avaliar o grau de conhecimento da população quanto à síndrome metabólica, antes e após a palestra direcionada. Ainda nesta etapa, haverá aula teórica e prática na Unifenas, direcionada aos funcionários das UBS, através da qual será realizada a promoção à saúde. A terceira etapa corresponderá a uma terceira visita às UBS, na qual será realizada apenas a coleta de dados nos pacientes que compareceram à visita anterior, com objetivo de observar se houve adesão às sugestões dadas. Para isso, será aplicado um questionário subjetivo, com intuito de identificar se o indivíduo seguiu as orientações e como estas alteraram a sua vida. Esta etapa acontecerá 3, 6 e 9 meses após a primeira intervenção.

Palavras-chaves: Síndrome metabólica; Educação.

*Acadêmicos do Curso de Medicina da Unifenas-BH
**Docente do Curso de Medicina da Unifenas-BH


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