EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Edcarlos Oliveira Faria*; Adriana da Conceição e Silva**; Pollyanna Apolinário Gonçalves**; Ana Caroline Freitas Silva**; Daniella Fonseca Ferreira**; Priscila Celita Dias Silva**; Raphael Tadeu**; Eva de Lourdes Haddad**; Bianca Zanol de Oliveira**; Emilson Alves da Silva**; Rogério Patrício de Souza**; Marden Fernandes Vieira**; Clerival Rocha de Oliveira Júnior**; Jederson Reginaldo Borges**.

Torna-se cada vez mais difundida a ideia de que a questão financeira deve ser inserida na educação de crianças e adolescentes, no intuito de formar adultos conscientes e preparados para boa utilização de seus recursos. Desse modo, futuramente, diversos desafios poderão ser enfrentados com êxito, como o das dívidas, por exemplo, que por vezes compromete toda uma estrutura familiar. Nesse sentido, este projeto surge com o objetivo de contribuir como mais um instrumento de apoio, para que crianças e adolescentes de escolas da região da Pampulha/Norte de Belo Horizonte desenvolvam desde já, uma percepção mais aguçada sobre orçamento, poupança, ganhos e gastos, a fim de que, quando adultos, saibam controlar melhor seus recursos. A metodologia do projeto será, portanto, participativa garantindo interação com o público-alvo, por meio de atividades lúdicas e informativas. Assim, acadêmicos do curso de Administração visitarão algumas escolas da região, desenvolvendo diversas atividades como teatro, distribuição de encartes e folders, entregas de brindes como cofrinhos para moedas, além de palestras ensinando crianças e adolescentes a estabelecerem prioridades, a poupar e economizar, pechinchando sempre em busca da melhor opção no instante da compra. Com as ações, espera-se sensibilizar e estimular o já referido público, para que seja elo de compartilhamento de informações com a família, e, desse modo, todos obtenham resultados proveitosos na utilização do orçamento. Ademais, este projeto apresenta-se como mais uma oportunidade para que o "conhecimento administrativo" seja compartilhado de forma simples, objetiva e proveitosa, levando à sua aplicabilidade ao dia–a– dia das pessoas. Será ainda avaliado periodicamente de forma a identificar possíveis necessidades de mudanças. O trabalho também será apresentado a potenciais financiadores externos (empresas privadas) que serão convidados a aderirem e investirem no propósito. Como é um projeto piloto, de acordo o sucesso alcançado, espera-se aperfeiçoa-lo e reproduzi-lo em outras oportunidades.

* Docente do Curso de Administração
** Discentes do Curso de Administração

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