EXPERIÊNCIA DE AMPLIAÇÃO DE ESCUTA COM UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA PRACTICE PARA ATENDIMENTO VOLUNTÁRIO DE PACIENTE COM DOR OROFACIAL CRÔNICA
*Helen C. M. Camargos; **Ariovaldo Alberto da Silva Júnior

A dor orofacial é uma entidade nosológica complexa, que exige do médico considerável perspicácia para efetivar um diagnóstico que permita estabelecer relações entre as expressões dolorosas e o que esteja por trás delas. Observa-se que pacientes com dor crônica orofacial nem sempre melhoram com terapia medicamentosa e que estes, em boa parcela, apresentam fortes evidências de demanda psicossocial. As escolas de medicina geralmente não abordam em sua grade curricular estratégias educacionais que proporcionem ao estudante a ampliação de escuta nestes casos de dor, sendo necessário muitas vezes buscar este conhecimento de maneira extra-curricular. Objetivo-Descrever a experiência de acadêmicos de medicina, no exercício da ampliação da escuta, utilizando a ferramenta PRACTICE, para atendimento de pacientes com dor orofacial crônica, sob supervisão e auxílio de profissionais da área psicossocial. Justificativa-Para Neubern (2009) o corpo é assemelhado, pelo médico, a um laboratório, onde as influências subjetivas, capazes de contaminar a validade de seu saber, são afastadas ou pretensamente controladas, o que denota sua dificuldade em ouvir e correlacionar aspectos psicossociais que podem influenciar a dor física. Desta forma, este trabalho propõe-se a descrever a experiência de um grupo de estudantes de medicina, numa releitura da abordagem do paciente com dor, que poderá servir como referência aos que trilharão realidades semelhantes. Metodologia- De Março de 2010 a Julho de 2012, equipe multiprofissional, atendeu, em nível secundário, voluntariamente, pacientes com dor crônica no Centro de Especialização e Treinamento de Odontologia. Inicialmente, dentistas investigavam semiologicamente o quadro doloroso do paciente. Posteriormente realizava-se avaliação neurológica. Acadêmicos de medicina treinados para utilização do PRACTICE, ferramenta que através de sete domínios explora a dinâmica familiar e o enfrentamento de problemas, promoviam escuta ativa destes pacientes, com supervisão de profissionais da área psicossocial. A psicodinâmica foi uma estratégia utilizada para provocar uma reflexão dos sentimentos despertados nestes estudantes. Num segundo momento, realizou-se entrevista semiestruturada, na qual os acadêmicos reponderam questões sobre a experiência vivenciada. Resultados-Agrupou-se os discursos, qualitativamente, em 3 categorias temáticas, conforme Minayo (2001): Ampliação da escuta é interpretação da linguagem verbal e corporal; O PRACTICE permite aprofundamento nas questões psicossociais; Há uma percepção que a ampliação de escuta demanda mais tempo que uma anamnese tradicional. Conclusão- Esta experiência permitiu que os alunos desenvolvessem habilidades de comunicação e a reflexão sobre os sentimentos despertados pelo paciente com dor. O voluntariado mostrou-se uma alternativa viável à grade curricular.

*Acadêmica de Medicina do 8º período da Universidade José do Rosário Vellano de Belo Horizonte- E-mail: helencamargos@oi.com.br
**Professor Dr. neurologista.- E-mail: juniorariovaldo@uol.com.br


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