SEUS RINS ESTÃO BEM?
Ana Paula Lucas Mota*; Ana Carolina de Jesus Santos**; Caroline Agatha Ávila Silva**; Gleice Emerenciana Pereira**; Liliam Fantuzzi dos Santos**; Nauhara Vieira de Castro Barroso**; Raquel Barbosa Miranda**; Wanessa Costa Silva.Neves**,Yuri Hugo Guimarães**, Guilherme Marques **.

As doenças renais têm caráter hereditário, mas também são adquiridas. Mesmo sem saber, várias pessoas podem ter alguma doença renal. Fazer um simples exame de urina periodicamente pode evitar o aparecimento de diversas doenças que acometem os rins. As doenças renais inicialmente são assintomáticas, portanto é importante uma triagem de todas as pessoas, por meio do exame urina rotina. O exame urina rotina é abordado em diversas disciplinas, mais especificamente na disciplina de Uroanálise, no curso de Biomedicina. O presente projeto de extensão tem por objetivo realizar o exame de urina rotineiro em diversos voluntários da comunidade, possibilitando uma maior integração entre os estudantes do curso de Biomedicina, outros profissionais da grande área de saúde e a comunidade em geral. O projeto, com início no 1º semestre de 2013, terá o seguinte planejamento: a) designações dos alunos que irão participar do início do projeto; b) preparação dos materiais a serem utilizados para realizar o exame de urina; c) preparação da forma de exposição das informações para os que realizarem o teste; d) preparação dos alunos que irão executar o exame urina rotina; e) pré-seleção da comunidade que será beneficiada com o projeto; f) agendamentos e orientações das atividades. A metodologia do projeto se baseia na execução da técnica do exame de urina rotina é uma técnica simples, rápida, de baixo custo, mas altamente capaz de identificar e triar pacientes com doenças renais. Por meio deste exame é possível identificar doenças como diabetes, hipertensão, doença hepática e anemia. O Projeto ocorrerá: 1ª parte: Avaliar diversos voluntários em relação aos resultados dos exames de urina rotina. Esta avaliação possibilitará uma maior interação entre os acadêmicos, a Universidade e a comunidade; 2ª parte: Após avaliação laboratorial da urina em rotina, serão triados os pacientes com alguma alteração nos resultados dos exames; 3ª parte: Estes pacientes farão novos exames de sangue e urina, mais específicos, capazes de detalhar melhor as possíveis doenças apresentadas por esses pacientes. Todas as análises serão realizadas nos laboratórios de aulas práticas da Unifenas-BH, os resultados serão entregues na forma de laudos e as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos serão monitoradas pelos professores colaboradores deste projeto.

*Professora universitária. Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Minas Gerais em 2012
**Acadêmicos do Curso de Biomedicina 3º período - Unidade Jaraguá -BH


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