UAI PES
Flávia Andrade Almeida*; Silvânia Pena; Miriam Alves Oliveira*; Juliana Iannotta*; Marina Celly Martins Ribeiro Souza*; Discentes do Curso de Enfermagem do 7º período / 2012/2***.

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma importante ferramenta desenvolvida a partir da detecção de problemas institucionais. Para tanto, é necessário o cumprimento seqüencial das etapas específicas na caracterização do nó critico para que se possam propor estratégias resolutivas na obtenção do sucesso do plano de ação. Para Chiavenato (1985), o PES se mostra adequado para lidar com os problemas quase estruturados, uma vez que reconhece a existência de outros atores em situação; explica a realidade a partir dessa ótica, dispõe de métodos para lidar com surpresas e diferenciar os problemas e reconhece a existência de recursos escassos – político, econômico, cognitivo e organizacional para tomada de decisões. Nesse sentido, direcionar esse trabalho aos acadêmicos de Enfermagem favorece a identificação crítica dos problemas das práticas de saúde, possibilitando intervenções positivas de organização e gerenciamento das unidades básicas de saúde. Partindo dessa premissa o objetivo desse projeto é propor soluções para as práticas do cotidiano das unidades básicas de saúde a partir dos dados do PES. O projeto se inicia com a aplicação desse instrumento pelos acadêmicos de enfermagem do 7º período para posterior elaboração das estratégias de ação para resolução dos problemas levantados. O diagnóstico situacional das unidades de saúde é realizado a partir do acompanhamento das atividades da equipe de saúde da família, bem como a aplicação de um questionário que permita identificar problemas no cotidiano da Unidade Básica de Saúde. Dessa forma, iniciam um trabalho de planejamento que objetiva melhorar a produção e elevar a eficácia e eficiência dos serviços no desenvolvimento das ações em saúde. Uma vez formulados os problemas e encontrados os nós críticos, o plano de ações pode ser elaborado. O PES após ser concluído é apresentado para o gerente da Unidade Básica bem como para os integrantes da equipe, a fim de gerar uma interação entre os mesmos para a tomada de decisões. No ano de 2012, foram realizados, no primeiro semestre vinte e três diagnósticos das unidades de saúde no município de Ribeirão das Neves, Sabará e Belo Horizonte, e no segundo semestre de 2012, doze diagnósticos nas unidades de saúde de Belo Horizonte e Ribeirão das Neves, gerando 35 propostas de intervenção para as unidades de saúde. Esse projeto tem permitido um exercício entre a teoria e a prática do PES, possibilitando ao acadêmico desenvolver capacidades reflexivas, críticas, criativas e resolutivas da atuação em Enfermagem, além de contribuir para o desenvolvimento satisfatório das práticas das equipes de saúde da família no PSF.

*Docentes do Curso de Enfermagem da Unifenas Unidade Jaraguá
**Supervisores de Estágio do Curso de Enfermagem da Unifenas Unidade Jaraguá
*** Discentes do Curso de Enfermagem do 7º períodos da Unifenas Unidade Jaraguá


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