AÇÃO NA VOCAÇÃO
Edineia Aparecida Pereira*; Hermellis Campos**; Luís Hamon Fernandes Resende**.

A escolha da profissão é um processo que exige reflexão sobre diversos aspectos internos e externos, tais como da personalidade, da identidade e da identificação com a área na qual se pretende atuar, com o curso a escolher, onde cursar, sobre mercado de trabalho, entre outras. A orientação vocacional é um processo que visa acompanhar o orientando nas suas reflexões sobre a escolha da carreira e, no final, identificar a área de atuação a que se pretende seguir. Esse processo não tem por finalidade apontar qual carreira a seguir ou curso a fazer, mas apenas acompanhar e orientar o indivíduo nas suas dificuldades, na elaboração das ansiedades e conflitos que interferem na decisão. O objetivo deste projeto é realizar o processo de orientação vocacional em estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio nas escolas de Campo Belo e região. O critério para participar é ter interesse e se inscrever para a orientação. Será excluído o estudante que não comparecer ou faltar em mais de 25% das sessões. A participação estará vinculada ao número de vagas disponíveis. O tempo de duração do processo de orientação vocacional é de oito sessões, distribuídas em três momentos: o momento para autoconhecimento e para o significado das escolhas na vida do indivíduo; no segundo momento trabalha-se a informação sobre cursos, onde fazer e mercado de trabalho; e no terceiro momento é realizada a síntese a partir dos elementos e reflexões levantados ao longo do processo. O material utilizado é composto por testes projetivos e a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP), lápis e papel para as dinâmicas de grupo e guia de profissões. A orientação é realizada pela psicóloga responsável pelo Serviço de Apoio Psicopedagógico da UNIFENAS, e conta também com a participação de alunos do curso de Serviço Social para a realização da triagem nas escolas para levantamento dos estudantes interessados. No ano de 2012 foram realizados dois processos de orientação vocacional. No primeiro semestre participaram 19 estudantes do terceiro ano. E no segundo semestre, apenas 4 estudantes se inscreveram. A razão para a diminuição do número de inscrições no segundo semestre foi a ausência de divulgação do processo nas escolas. O resultado mostrou que os estudantes conseguiram refletir sobre o processo de escolha vocacional e decidir sobre qual curso fazer. Dos participantes, apenas três não chegaram à decisão da escolha do curso, mas definiram em que área querem atuar. Todos apontaram como positivo o processo de orientação vocacional e que o indicariam para outros colegas. Dessa forma, a orientação vocacional cumpriu seu papel ao proporcionar aos participantes um espaço para refletirem sobre si mesmo, suas escolhas e compartilharem suas dúvidas e ansiedades. Para o ano de 2013 pretende-se abrir espaço também para o segundo ano do ensino médio. Como forma de sensibilização dos estudantes para o processo, propõe-se realizar uma palestra sobre "a escolha profissional" nas referidas escolas, antes de iniciar o trabalho de orientação vocacional.

*Professora da UNIFENAS, câmpus de Campo Belo - MG.
**Acadêmicos da UNIFENAS, câmpus de Campo Belo – MG.


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