COMPETÊNCIA: CONHECIMENTO, HABILIDADE E ATITUDE
Janaina Marques da Rocha Freitas*; Evellin Ribeiro Alfredo*; Gisele Aparecida da Silva*; Gilmara Benedita de Paiva*; Eliana Assunção Franco Codignole*; Adriana Márcia Ribeiro*.

A Resolução CNE/CES nº 3, publicada em 07 de novembro de 2001 estabelece a necessidade de se promover a formação do enfermeiro generalista, humanista, crítico e reflexivo e ainda a formação do profissional qualificado para o exercício da enfermagem, sendo capaz de conhecer e intervir sobre os problemas e situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes e capacitando-os para atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. A formação do enfermeiro tem ainda por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: atenção à saúde, administração e gerenciamento, educação permanente e também competências e habilidades específicas. O enfermeiro deve atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos assim como atuar nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso. Trabalhar em equipe e enfrentar situações em constante mudança deve ser seu perfil. Nas reuniões do Colegiado do Curso de Enfermagem da UNIFENAS, câmpus de Varginha foram apresentados depoimentos de professores e representantes discentes relativos a dificuldades observadas, com maior frequência, em profissionais da área em atuação nas instituições onde são realizados os estágios supervisionados. Decidiu-se, portanto montar um projeto que pudesse criar condições de um maior aprofundamento em temas que são exigidos para o exercício da profissão visando à aquisição de competências necessárias aos profissionais formados pela Instituição, objetivando a segurança do paciente. O objetivo do projeto, inserido na justificativa, motivou a adoção de estratégias metodológicas traduzidas na realização de eventos em horário extracurricular, com periodicidade quinzenal, utilizando-se para tanto as dependências e laboratórios da unidade Imaculada Conceição do Campus de Varginha. Em 2012 sete temas foram trabalhados por docentes da instituição e por profissionais convidados, abrangendo 315 acadêmicos. Em 2013 pretende-se manter o número de sessões. Poderá ocorrer uma redução de beneficiados em função de conclusão de turma participante em ano anterior. A importância de garantir-se a continuidade do projeto foi reforçada pelos acadêmicos em manifestações convincentes apresentadas em diferentes momentos do período letivo.

* Professores da Unifenas, câmpus de Varginha - MG


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