EDUCENF: EDUCAÇÃO CONTINUADA EM ENFERMAGEM
Janaina Marques da Rocha Freitas*; Cintia Aline Tomba Ignácio Pedreira**; Adriana Márcia Ribeiro**.

A Educação Continuada é o componente essencial dos programas de formação e desenvolvimento de recursos humanos das instituições. O desenvolvimento da equipe de enfermagem é um dos fatores que pode assegurar a qualidade do atendimento ao cliente e a sobrevivência da instituição neste cenário de mudanças e competitividade (SILVA, CONCEIÇÃO e LEITE, 2008). De acordo com a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS, 1978 apud Oguisso, 2000), educação continuada é um processo dinâmico de ensino-aprendizagem, ativo e permanente, destinado a atualizar e melhorar a capacitação de pessoas, ou grupos, face à evolução científico-tecnológica, às necessidades sociais e aos objetivos e metas institucionais. Assim, a educação continuada precisa ser considerada como parte de uma política global de qualificação dos trabalhadores de saúde, centrada nas necessidades de transformação da prática. Segundo Oguiso (2000), a OMS entende que a educação continuada faz parte do desenvolvimento dos recursos humanos, num esforço sistemático de melhorar o funcionamento dos serviços por meio do desempenho do seu pessoal. O objetivo deste projeto é promover a atualização dos conhecimentos técnicos científicos da equipe de enfermagem visando à qualidade e segurança na assistência ao paciente. Em 2012 o projeto foi realizado no Hemocentro em Varginha e no Hospital Nossa Senhora da Piedade em Elói Mendes. Foram abordados temas, mensalmente, nas Instituições já citadas, desenvolvidos por acadêmicos e pela Coordenadora do Projeto envolvendo 112 profissionais da área. Estratégias para a prevenção de erros de medicação, Relatórios de Enfermagem, Sinais Vitais, Humanização e outros segundo com a necessidade da equipe. Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, o enfermeiro deve ter competência e habilidade para a educação, sendo capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma para 2013 pretende-se reforçar o foco na necessidade do profissional da saúde aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a educação e o treinamento/estágios das futuras gerações não apenas transmitindo conhecimentos, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os que já atuam na área.

*Professora da UNIFENAS, câmpus de Varginha – MG.
**Acadêmicas de Enfermagem, câmpus Varginha - MG.


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