UNIMARKETING – FEIRA DE MARKETING E EMPREENDEDORISMO
Luiz Gonzaga Ribeiro Neto*; Alunos do 5º período do curso de Administração 2012**.

O Unimarketing - Feira de Marketing e Empreendedorismo da UNIFENAS - é um projeto desenvolvido pelos alunos do curso de Administração da UNIFENAS, que tem com a proposta pedagógica de aprender fazendo. O Unimarketing alcançou em 2012 sua 10ª edição, com recordes de crítica e público. No desenvolvimento do projeto, os alunos podem vivenciar o processo de planejamento, organização, execução e controle de um evento mercadológico. O evento consiste na organização pelos alunos de uma feira de negócios para exposição de produtos e serviços de empresas de Alfenas e região aos estudantes da UNIFENAS. Os alunos do 5º período do curso Administração são os responsáveis pelo projeto e devem convidar empresas patrocinadoras para montarem seus stands na Feira. Entidades beneficentes são convidadas para vender produtos alimentícios no local. Na abertura do evento é oferecida à comunidade acadêmica uma palestra sobre Empreendedorismo. Em 2012, o palestrante de renome internacional David Portes foi convidado para a abertura, que aconteceu no Alfenas Tênis Clube e reuniu um público de mil pessoas. No último dia, os melhores Planos de Negócios, construídos ao longo do semestre na disciplina Atividades Integradoras - Práticas Gerenciais V, são apresentados, concorrendo a prêmio em dinheiro. Os objetivos do Unimarketing são: incentivar a construção de Plano de Negócios para viabilizar novos empreendimentos; motivar os alunos para o estudo dos mercados e das ferramentas mercadológicas, desenvolvendo lideranças e a capacidade de trabalho em grupo; estudar a viabilização econômica de projetos comerciais; preparar o aluno para o trabalho através de Projetos; aproximar os alunos da realidade do mercado empresarial de Alfenas, permitindo a eles conhecer em detalhes as empresas participantes. A Feira de Marketing e Empreendedorismo assume um papel chave, demonstrando aos discentes que, para as organizações, o importante é determinar as necessidades, desejos e interesses dos mercados-alvos e atender às satisfações desejadas de forma mais eficaz e eficiente do que os concorrentes, de maneira a preservar ou ampliar o bem-estar dos consumidores e da sociedade. Além disso, possibilita ao aluno desenvolver comportamentos empreendedores essenciais para a prática profissional. Para as empresas, é uma excelente oportunidade para apresentar seus produtos aos universitários e realizar negócios. O UNIMARKETING de 2012 foi composto por dezessete estandes, sendo quinze para exposição e comercialização de diversos produtos e serviços de empresas da região e duas para venda de produtos alimentícios por duas ONGs de Alfenas. Realizou-se também uma análise do mercado consumidor (comportamento de compra dos consumidores), a mensuração e previsão da demanda futura, a diferenciação e o posicionamento da oferta dos produtos. As fases do projeto são: formação dos grupos de trabalho (equipes e comissões); elaboração do Projeto do Evento; pesquisa inicial – Análise do Mercado; convite para as empresas e palestrante; programação da abertura; plano de comunicação; produção do evento; pesquisa de satisfação e relatório final.

*Professor da UNIFENAS, câmpus de Alfenas-MG.
**Acadêmicos da Unifenas, câmpus de Alfenas-MG



Voltar