SAÚDE CARDIOVASCULAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: FORMAÇÃO DE GRUPOS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO – CEARÁ
Emília Soares Chaves*; Francisco Mardones dos Santos Bernardo**; Maklina dos Santos Almeida**; Francisca Kessiana Freitas Leal**; Maria Imaculada Lourenço Meiru**; Antônio Willemberg Freitas da Silva**; Ermanna Peixoto Lima**; Amanda Peixoto Lima**; Luís Eduardo de Almeida Sousa**.

Dados revelam que as doenças cardiovasculares (DCV) são as que mais causam mortes em todo o mundo; em 2001, foram responsáveis por 7,6 milhões de mortes. No Brasil, essas doenças causaram, no ano de 2007, um elevado número de internações no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo registrado um total de 1.157.509 internações decorrentes das DCV´s (DIRETRIZES, 2010). Estudos têm demonstrado que a prevalência dos fatores de risco pode ser um dos fortes preditores para a manifestação de cardiopatias em indivíduos na vida adulta, sendo relatado que as doenças cardiovasculares, em sua maioria, podem ter sua origem ainda durante a infância (PELLANDA et al, 2002). O Projeto de Extensão a ser apresentado tem por objetivo promover educação em saúde cardiovascular para crianças e adolescentes em escolas de ensino fundamental do município de Redenção – Ceará. A Escola, ao constituir-se como um espaço seguro e saudável, busca facilitar a adoção de comportamentos mais saudáveis, encontrando-se por isso numa posição ideal para desenvolver ações com o objetivo de promover e manter a saúde da comunidade discente e da sociedade de uma maneira geral. Trata-se uma abordagem educativa envolvendo crianças e adolescentes (de 6 a 19 anos) regularmente matriculadas em escolas do município. Serão formados grupos de 15 e, no máximo, 30 participantes que serão selecionados a partir da conveniência da escola, sendo o agrupamento realizado a partir da série escolar na qual estão matriculados. As ações educativas estarão sendo desenvolvidas por oito acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, sob orientação de uma professora do curso. A sessão educativa será avaliada por meio de questionários, (pré-teste e pós-teste) aplicados antes e depois de cada atividade, referentes à temática abordada. Os temas abordados serão a hipertensão arterial e fatores de risco para as doenças cardiovasculares como: obesidade, sedentarismo, ingestão de sal, tabagismo, etilismo, dentre outros.

Palavras-chave: Saúde cardiovascular. Crianças e adolescentes. Educação em saúde. Hipertensão. Projeto de extensão.

*Doutora em Enfermagem e professora Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
**Graduandos em Enfermagem - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB



Voltar