SISC- SIMPÓSIO INFORMATIVO DE SAÚDE DA CRIANÇA
Adriana Olímpia Barbosa Felipe*; Adriana Ponciano Fernandes*; Cátia Aline da Silva Swerts*; Dagmar da Costa Esteves Chaves*; Juslene Aparecida de Oliveira*; Acadêmicos do 4° período do curso de Enfermagem da UNIFENAS câmpus de Alfenas**.

Mediante a situação atual, onde a maioria das mães exerce atividade fora do lar, as crianças permanecem a maior parte da sua infância nas creches. Neste contexto, as crianças irão adquirir os seus princípios e valores constituídos em uma esfera cultural, no interior das famílias e das comunidades locais. A creche, juntamente com pré-escola, visa: "o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade". (LDB/96, capítulo II, artigo 29). A integração educar-e-cuidar aparece nos discursos como própria do trabalho em creche. Educar ainda é foco principal do trabalho, e cuidar é inevitável pela dependência das crianças. O objetivo do projeto é contribuir na formação dos profissionais como agentes multiplicadores, tratando de assuntos relativos às questões do cuidar, contribuindo para a promoção da saúde das crianças, tornando-se consciente de seu papel enquanto agente social. A metodologia utilizada consiste em exposição de temas relacionados ao cuidar, frente às dúvidas e anseios dos professores e funcionários das creches do município de Alfenas. Sabe-se hoje que o bom desenvolvimento físico, psíquico e social do ser humano depende em grande parte dos cuidados referentes à nutrição, estimulação, acolhimento, compreensão e carinho oferecidos. Ademais, um esforço de conhecimento e valorização das atividades de cada um com o ser criança, aprendendo a avaliar as necessidades de o pequeno ser e, ao mesmo tempo, apreender a importância da sua interação com o outro e com o ambiente, em particular o valor da interação criança-criança, permitirá promover um desenvolvimento. A construção dos saberes e práticas que integrem cuidar e educar na atenção infantil é um grande desafio a ser superado com o apoio de todos que se incumbem de estudar, refletir, construir, propor e avaliar os conhecimentos e as ações voltadas à promoção do desenvolvimento infantil. Através do projeto, os futuros profissionais estão tendo a oportunidade de contribuir para solucionar ou amenizar anseios do dia a dia vividos por cada educador e auxiliando a construção de profissionais conscientes.

*Professoras da UNIFENAS, câmpus de Alfenas – MG.
**Acadêmicos de Enfermagem - UNIFENAS, câmpus de Alfenas – MG.



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