SAÚDE EM CENA - TEATRO DE FANTOCHES
Alexandre Ponciano*

A dramatização e o teatro são mais eficazes do que a demonstração e a exposição dialogada e, mostra que ensinar brincando é ainda a melhor estratégica (ANDRAUS, 2005). Os povos da antiguidade, conforme as culturas utilizavam os fantoches de diversas maneiras, mas desde a sua origem tiveram sempre um intuito educativo, representando formas culturais e religiosas. Os fantoches constituem uma linguagem de animação não muito valorizada no nosso país. Os profissionais da saúde devem estar abertos a novas possibilidades de desenvolver formas educativas que atendam às necessidades do outro em sua própria realidade. Assim, por meio desta prática educacional, utilizando histórias e dramatização, atrai e motiva crianças e adultos a participarem espontaneamente, oferecendo a possibilidade de criar, fantasiar e assimilar os ensinamentos com facilidade e descontração. Este projeto tem como objetivo desenvolver alternativas criativas, com enfoque multidisciplinar e multiprofissional, utilizando peças teatrais adaptadas para várias idades, que estimulem a educação em saúde, inclusão social, cidadania, através de recursos lúdicos (fantoches) como forma de aprendizado, tendo como público alvo crianças de escolas públicas e privadas da cidade de Alfenas e/ou locais e eventos que sejam pertinentes à utilização deste tipo de metodologia. (ANDRAUS L.M.S.; MINAMISAVA R.; BORGES I.K.; BARBOSA M.A. Primeiros socorros para crianças: relato de experiência. Acta Paul. Enferm. 2005).

*Professor da UNIFENAS, câmpus de Alfenas-MG.

 

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