LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JARDIM SECRETO: SEMEANDO SINAIS
A divulgação da Língua Brasileira de Sinais na Educação Infantil através dos meios de comunicação
Andreia Martins Amaro*, Magnólia Silva Gomes**

A Língua Brasileira de Sinais – Libras, embora reconhecida por lei (BRASIL, 2002) e cujo ensino é garantido a partir da educação infantil (BRASIL, 2005), é ainda muito recente em nosso país, e, pouquíssimas pessoas conhecem essa língua. O ensino de Libras vem sendo reconhecido como um caminho necessário para uma efetiva mudança nas condições oferecidas pela escola no atendimento escolar e na inclusão social. A Libras é um elemento essencial para a comunicação, fortalecimento da inclusão e da identidade Surda no Brasil e, dessa forma, a escola não pode ignorar o processo ensino aprendizagem dessa língua de sinais que por ser uma língua viva, produto de interação das pessoas que se comunicam. O projeto em questão visa difundir, através de oficinas, noções básicas de Libras na educação infantil, visando facilitar a comunicação das crianças ouvintes com as crianças surdas, diminuindo as barreiras linguísticas que as separam desde a infância. A área principal de atuação do projeto é a língua de sinais que será transmitida para os alunos através de musicas, historinhas infantis contadas em língua de sinais e brincadeiras.

Palavras chave: Educação Infantil, Libras, Inclusão.

*Professor (a) da UNIFENAS, Campus Divinópolis (MG)
*Acadêmica da UNIFENAS, Campus Divinópolis (MG)

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