CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS: OS BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS ÀS EMPRESAS
Wellington Flávio Silva*; José Edson Lara**; Edcarlos Oliveira Faria**

O futuro do meio ambiente é uma grande incógnita no século XXI, os danos causados pela crescente exploração do homem, a grande concentração industrial, urbanização, aumento de renda e do consumo, colocam em risco a sustentabilidade ambiental, gerando incertezas à qualidade de vida das próximas gerações. No último século, o planeta vem sofrendo intensamente impactos como: a diminuição da biodiversidade, erosão, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, chuvas ácidas, mudanças climáticas, etc. Desde a Revolução Industrial no século XVIII, as indústrias são consideradas grandes responsáveis pelas alterações e esgotamento dos recursos naturais, em função dos seus processos produtivos ecologicamente ineficientes. Os impactos causados pela competitividade do mercado deixaram de ser um problema fiscalizado somente pelos órgãos ambientais, tornando também, alvo de interesse dos consumidores finais dos produtos e serviços oferecidos, cada vez mais atentos à relação das empresas e o meio ambiente. Empresas buscam diferenciais para atraírem a confiança dos clientes e ganharem vantagem competitiva no mercado. É preciso demonstrar como estão posicionadas neste cenário, tornar visível o comprometimento com as normas ambientais e sua contribuição para a preservação do meio ambiente. Alguns sistemas foram criados de forma a estreitar a comunicação entre o fabricante e o consumidor, como por exemplo, a criação de rótulos ambientais informando que determinado produto foi fabricado utilizando processos que causam menos impactos ao meio ambiente se comparado com seus similares. O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar a eficiência das certificações ambientais em agregar benefícios estratégicos e econômicos às empresas certificadas, verificando a percepção quanto à melhoria da imagem institucional e analisar a relação das empresas certificadas com todos os seus públicos (clientes, órgãos governamentais, comunidade, etc). O estudo em pauta justifica-se na importância da culturalização da consciência sustentável e o incentivo à consciência ecológica empresarial. Nesta pesquisa, portanto, o alvo dos estudos serão as certificações ambientais e rótulos ecológicos ou simplesmente "selos verdes". A pesquisa será descritiva, onde os dados serão obtidos por estudo de caso, pesquisa documental e bibliográfica. A pesquisa ainda será qualitativa, quando dá interpretação aos dados e informações obtidas e analisadas à luz dos teóricos. Os principais instrumentos a serem utilizados serão questionários e entrevistas semiestruturadas. Os estudos serão realizados in loco, em empresas da região metropolitana de Belo Horizonte - MG.

* Acadêmico do Curso de Administração, UNIFENAS, Belo Horizonte.
** Professor do Curso de Administração, UNIFENAS, Belo Horizonte.


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