(DES)ENVOLVER: CRIANÇA, MÚSICA E MOVIMENTO
Prof.ª Mônica Fernandes*; Alessandra dos Santos Santana**; Angélica Cristina da Silva Freire**; Jessyca da Silva Souza**; Juliana Castilho Tavares**; Juliana Ribeiro dos Santos**; Lilian Swerts**; Marisa Marques Ferreira**

A escola tem buscado metodologias que correspondam às novas propostas pedagógicas caracterizadas pela formação significativa do ser humano. Nos estágios, observamos o desinteresse das crianças pela disciplina de Educação Física, devido a diversos fatores: falta de métodos atrativos, falta de interesse por parte do professor e até mesmo da escola, por considerá-la uma disciplina irrelevante, e também falta de recursos. Consequentemente, as aulas estavam sem foco e as crianças eram muito competitivas, violentas e falavam palavrões. Dentro desse contexto, com a finalidade de tornar as aulas de educação física prazerosas, a música entra como uma disciplina de integração, exploração, expressão e construção de movimentos utilizados diariamente na vida da criança, a fim de usar o corpo para o equilíbrio pessoal. Sendo a música uma linguagem expressiva, o objetivo deste projeto é incentivar, ampliar, desenvolver situações de aprendizagem para atingir resultados positivos diante das dificuldades e necessidades da criança; dar oportunidades para que ocorra uma integração e aproximação da equipe pedagógica com intuito de que todos desenvolvam suas potencialidades de forma democrática, visando o aprimoramento como seres humanos; auxiliar as crianças a analisar criticamente os valores sociais como padrão de beleza, desenvolver o respeito mútuo, adquirir hábitos saudáveis, refletir sobre suas possibilidades corporais, com autonomia, exercendo-as de maneira social e culturalmente significativas e adequadas, organizar e utilizar sua motricidade na expressão de sentimentos e emoções de forma adequada e significativa. O projeto tem, portanto, seus fundamentos na dimensão cultural. A junção da Música com a disciplina de Educação Física pode-se sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam às crianças o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Os critérios utilizados para a seleção das atividades e músicas relacionadas levaram em conta a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal; seleção de práticas e músicas que favoreçam a ampliação de interação sociocultural; diversificação das experiências, organizando atividades, procurando ajustar as reais necessidades de aprendizagem dos alunos. Espera-se que a música e o movimento interfiram positivamente na vida das crianças, levando-as a participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas com os outros; adotar atitudes de respeito mútuo, em situações lúdicas, evitando a violência; adotar hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais; valorizar as atividades corporais de lazer com o auxílio das músicas, reconhecendo-as como uma necessidade básica e um meio de aprender satisfatoriamente.

*Professora da UNIFENAS, câmpus de Alfenas - MG.
**Acadêmicas da UNIFENAS, câmpus de Alfenas – MG.


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