LIGA DE EMERGÊNCIA E TRAUMA
Thiago de Souza Carvalho*; Paulo Eduardo Rocha**; Hugo Samartine Júnior**; Amanda Rosa Pereira**; Ana Luíza Peloso Araújo**; Bruna Pavan**; Bruno Roma**; Bruno Roza da Silva**; Camila Rodrigues Prado**; Carolline Bechler Martinez**; Cristiane Furtado Maluf**; Daniel Naves**; Diego Furtado da Cunha**; Diego Walnei de Castro**; Fernanda Moura**; Gabriela Lopes Veloso**; Geanne Mascarenhas Boaventura**; Géssica Brito de Moraes**; Giovana Coelho de Lima**; Gisele Cândida Freitas da Fonseca**; Gustavo C. C. G. Germano**; Laís Tomé Santos**; Lívia Santos Moraes**; Mariana da Silva Junqueira**; Matheus Barbosa Carrijo**; Mayra de Oliveira Santos**; Nathácia Bernardo Chimello**; Paula Campos Reis**; Priscila Crabi**; Priscylla Kelliny Aparecida Antão**; Rafael Kimio dos Santos Haraki**; Vitória Castro Marcos**.

Todos os anos, 130 mil brasileiros são vítimas fatais dessa epidemia. Cerca de 70% das perdas poderiam ser evitadas. Estima-se que em 2020 mais de 1 a cada 10 pessoas morrerá por trauma. Com base nestes dados, a Liga de Emergência e Trauma (LET) da UNIFENAS, vem trabalhando insistentemente na prevenção desta doença que, como tal, deve ser abordada por estratégias de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação, tendo como alvo a redução da morbidade e mortalidade a ela relacionadas. Desta forma, em parceria com a Unimed e Prefeitura Municipal de Alfenas, a liga atua como socorristas nos acontecimentos festivos e eventos da cidade, auxiliando não só no atendimento médico, mas também na prevenção e divulgação de informações. A orientação se dá através da distribuição de cartilhas e material explicativo. Além disso, a LET busca aprimorar seus conhecimentos teóricos por meio do "Curso ATLS (Advanced Trauma Life Support)", certificado pelo American College of Surgeons, organizado pelo coordenador e ministrado por professores e residentes convidados. Ainda, buscando preparar seus membros para a prática médica, atualizar e inovar o conhecimento, a LET realizou durante o ano de 2013 o "Curso de Intubação", "Curso de Curativos", "Aula Prática: acesso venoso e administração intramuscular de medicamentos" e a mantivemos nossa filiação ao CoBraLT (Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma), por meio do qual pode-se participar ativamente da organização de cursos, jornadas, simpósios, realização de estudos e protocolos; ter acesso a materiais exclusivos; receber os benefícios que a Sociedade Pan-americana de Trauma (SPT) e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) oferecem aos seus associados. De grande importância, foi realizado o XIV Simpósio da LET, no mês de setembro, que contou com palestrantes de grande renome da região, além do curso prático com simulação de situações relacionadas ao trauma que acontecem no dia-a-dia do médico como "Transporte e cuidados ao politraumatizado", "Trauma crânio encefálico", "Reanimação cardiopulmonar" e "Ventilação e vias aéreas". Durante o ano de 2013, a LET teve participação ativa no "XIX Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico" e "XXIV Fórum Científico Internacional", com a aprovação e apresentação de 2 trabalhos em cada. Da mesma forma, participou do "V Congresso de Emergências em Saúde", promovido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão, USP, tendo 10 trabalhos aprovados e publicados na Revista Medicina, da USP.1

Professor da UNIFENAS e Coordenador da Liga, campus de Alfenas;2Acadêmicos da UNIFENAS e membros da Liga, campus de Alfenas-MG.

 

Voltar