A SENSIBILIDADE E A EFICÁCIA DO TOQUE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIT DE APRENDIZAGEM
Andreia Martins Amaro*; Celina Soares de Faria Cristino**; Clara Jane da Fonseca Lima**

Estresse não é privilégio dos adultos (SANTOS, 2010). Crianças também estão expostas a problemas e o resultado não é diferente do nosso: agitação e ansiedade principalmente na escola. Com isso, as crianças acabam tendo um resultado ruim no aprendizado, seu desenvolvimento é lento e a agressividade é contínua, o que dificulta o relacionamento no ambiente escolar (FERREIRA e GOULART, 2013). É muito comum os alunos chegarem à escola já agitados e a combinação da pressão escolar com questões contemporâneas, como superlotação das classes e aumento da agressividade entre os jovens faz com que esse ambiente se torne insustentável e impossível para o aprendizado (STWART et al., 2012). Esse projeto visa levar a Massagem para a escola como forma de amenizar e melhorar o aprendizado das crianças, o relacionamento e desenvolvimento cognitivo na fase escolar. A massagem Sueca consiste em manobras deslizantes e amassamento aumentando a circulação periférica, juntamente com exercícios de respiração, fazendo fluir melhor a circulação sanguínea, a oxigenação do cérebro, desacelerando os batimentos cardíacos proporcionando melhor concentração, calma, tranquilidade e relaxamento para os alunos antes da aula. Esse projeto foi realizado em uma escola Municipal da cidade de Divinópolis, os alunos indicados para participarem desse projeto foram aqueles alunos que tinham um rendimento insatisfatório, problemas familiar e dificuldades de relacionamento. Os atendimentos foram feitos na própria escola, uma sala afastada do barulho e antes de iniciar o projeto foi feito uma entrevista com os alunos e seus professores, foi feito um questionário para cada professor responder sobre o comportamento de seus alunos e qual visão esse educador tinha dessa criança. Os atendimentos foram feitos durante 3 meses, uma vez por semana e após esse período os alunos foram novamente avaliados pelos professores e executores do projeto. Foi nítida a diferença de comportamento de alguns segundo os professores, as crianças ficaram mais calmas, mais interessadas e participativas com isso seu rendimento escolar também melhorou. Mas também houve a necessidade para alguns alunos de uma intervenção psicológica, esses alunos foram encaminhados para o atendimento com uma Assistente Social e uma Psicóloga do Posto de Saúde do bairro. O projeto foi executado com êxito e tende a ser desenvolvido em outras escolas para mostrar a importância da massagem e a necessidade dela hoje também nos ambientes educacionais.
Palavras chave: Estresse, Massagem, Desenvolvimento cognitivo.

*Professora do curso de Fisioterapia da UNIFENAS, campus de Divinópolis-MG.
**Acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIFENAS, campus de Divinópolis-MG.


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