ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE OS TIPOS DE TRATAMENTO DE CÂNCER DE MAMA EMPREGADOS E O IMPACTO DA NEOPLASIA MAMÁRIA NO PSICOLÓGICO DA MULHER
Alessandra Cristina Pupin Silvério*; Camila Arruda Marinho do Amaral**; Gabriel Silveira de Paiva**; Jéssica Daniele Marques**; Thyago Barroso Costa Santos**; Thais de Carvalho da Silva**.

O câncer de mama traz um conjunto de sofrimentos físicos e psicológicos para a vida da paciente. A aceitação de um diagnóstico considerado por muitos uma sentença de morte, a submissão a um tratamento longo e difícil e as possíveis marcas deixadas pelo tratamento, alteram não só a integridade física, mas também a saúde mental da mulher (MAKLUF et al, 2006). De acordo com Rossi e Santos (2003), as modalidades de tratamento mais empregadas são a cirurgia, a radioterapia, a quimioterapia, a hormonioterapia e a imunoterapia. Objetivo: Relacionar os tipos de tratamento de câncer de mama e avaliar a qualidade de vida com o psicológico das mulheres entrevistadas. Justificativa: Na maioria dos casos, quando a doença é diagnosticada de modo precoce, as pacientes podem se beneficiar de terapias menos mutilantes e bastante eficazes, o que nem sempre é possível em tumores em estágios mais avançados. Deste modo, é importante o conhecimento sobre os benefícios, a evolução e as consequências de cada tratamento. Metodologia: Para a execução da pesquisa, será realizada a priori uma pesquisa de campo e a posteriori será aplicada duas subescalas de questionários, retirados do SISTEMA DE MEDIÇÃO FACIT, sendo concedida a licença para a tradução e a utilização dos questionários por meio de um registro feito no próprio site do Sistema. A abordagem das pacientes será feita de forma ética e voluntária, sendo esclarecidos os objetivos gerais da pesquisa.

*Professora do curso de Medicina da UNIFENAS e orientadora do Projeto, campus de Alfenas -MG.
**Acadêmicos do Curso de Medicina da UNIFENAS, campus de Alfenas-MG.

Voltar