PROJETO RONDON 2015
Tatiana Cristina da Rocha*; Renata Santinelli*; Nivalda de Lima Silva*; Ana Clara Almeida Pimenta**; Carlos Felipe Nogueira**; Daniel Giacóia**; Elber José Assaiante dos Santos**; Luís Augusto de Freitas Roewer**; Raphaela Aparecida Tomaz do Prado**; Renata Santos Alves**; Willian Lara de Oliveira Reis**; Miller Santos Ferreira***; Douglas José Marques***; José Carlos Campos***; Maria Auxiliadora da Silveira e Pereira Neves***; Patrícia Maria de França***; Sandra de Sousa Alves***; José Claiter de Paula e Silva****; Rosiani Corsini Bernardes****; Rogério Ramos do Prado****.

As Universidades têm como uma das suas responsabilidades buscar por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, formar profissional – cidadão competente, ético e com consciência da sua responsabilidade social. A participação no projeto Rondon, que é uma ação desenvolvida pelo Governo Federal e coordenada pelo Ministério da Defesa, é uma das oportunidades de proporcionar aos estudantes de graduação a participação voluntária em atividades que busquem de forma sustentável a melhoria de vida da população de cidades com baixo IDH, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos envolvidos. Desde 2009 a UNIFENAS tem sido representada no projeto Rondon com equipes multidisciplinares que desenvolvem atividades que se apliquem às temáticas apresentadas em convite (edital) público do Ministério da Defesa às IES. Para a "Operação Porta do Sol" que ocorrerá em janeiro de 2015, na Paraíba, foram selecionadas duas propostas da UNIFENAS, sendo uma equipe do campus de Belo Horizonte, que irá para a cidade de Cacimba de Dentro e uma equipe do campus de Alfenas, que irá desenvolver as atividades da proposta B na cidade de Salgado de São Felix. Para o desenvolvimento da proposta e formação da equipe que irá representar a UNIFENAS-Alfenas nessa operação, vários professores e funcionários se envolveram e foi realizado, nos meses de julho e agosto de 2014, o processo de seleção dos alunos. A equipe composta por oito alunos, de diferentes cursos, e pelas professoras Tatiana Cristina da Rocha e Renata Santinelli. A viagem aconteceu no período de 23 de janeiro a 9 de fevereiro, durante esse período a equipe desenvolveu juntamente com a população de Salgado de São Felix atividades dentro das seguintes áreas temáticas: comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho. As atividades propostas visam capacitar a comunidade local para que criem autonomia e desenvolvam novas alternativas para gerar renda e melhorar a qualidade de vida, ou seja, foram pensadas para levar conhecimento as cidades assistidas pelo projeto. Porém, acreditamos que no momento em que nos doamos a esse trabalho voluntário, voltamos com muito mais conhecimentos do que levamos. Participar do projeto Rondon é uma grande oportunidade de integrar os estudantes de graduação e professores da UNIFENAS no conhecimento da realidade brasileira, das questões sociais dos munícipios abrangidos, e a partir do contato com essa realidade criar nesses estudantes consciência sobre suas responsabilidades sociais. A Equipe de Alfenas participou do Congresso Nacional do Projeto Rondon realizado em Florianópolis no período de 23 a 25 de setembro de 2015.

*Professores Rondonistas da UNIFENAS, campus de Alfenas - MG.
**Rondonistas da Operação Porta do Sol, 2015, UNIFENAS, campus de Alfenas - MG.***Professores e membros da Comissão de Seleção. UNIFENAS, campus de Alfenas - MG.
****Assessores do Projeto Rondon UNIFENAS, campus de Alfenas - MG.

 

Voltar