SINAIS - SINALIZAÇÃO DE APOIO À INCLUSÃO SOCIAL - III EDIÇÃO
Maria Cristina da Silva*; Sandra de Souza Alves*; Rosamaria Silva Hattge de Oliveira*; Gerusa Terra*; Bruno Tobias*; Marina Couto**; Ricardo de Ávila Barbosa Guarda***.

A proposta é promover ações pautadas nos direitos humanos, no respeito às diferenças e na equidade independentemente de condições e diferenças. O Projeto tem como objetivo divulgar a Lei de Acessibilidade - 10.098/2000, a Carta para o Terceiro Milênio (1999) e a Declaração de Salamanca (1994), que tem como meta a inclusão social. A educação inclusiva presente na legislação educacional vigente, Lei de Diretrizes e Bases – LDB 9394/96, sugere a inclusão de alunos com necessidades especiais, preferencialmente no ensino regular, e considerando políticas internacionais que comungam o desejo de minimizar ações excludentes. Sendo assim, a sociedade vivencia mudanças significativas no que tange às interações com as pessoas diferentes. De acordo com o decreto 5626 de 22/12/2005, a pessoa surda tem direito a um intérprete em todos os segmentos sociais. No entanto, existem muitas dúvidas que envolvem a inclusão de surdos e a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. O III SINAIS foi realizado em 14/11/15 no Poliesportivo Municipal cuja abertura foi feita pelo Tiro de Guerra com início às 8h e término às 13h; tal evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde que juntamente com o Curso de Enfermagem ofereceram vacinas bem como a confecção do cartão de vacinação. A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e a Secretaria de Educação em parceria com o Curso de Educação Física promoveram atividades adaptadas para pessoas deficientes e idosos. Fizeram - se presentes também o Curso de Odontologia atuando nos cuidados e higiene bucal, na distribuição de quites para higienização, informação e orientação; o Curso de Administração promoveu um espaço para cuidados visando o bem estar intitulado "Cantinho da Beleza" e distribuição de quites de cuidados estéticos; o Curso de Engenharia Civil desenvolveu ambiente virtual e experimental, no qual foi possível interagir em palestra com a egressa cadeirante do Curso de Psicologia, que foi representado por acadêmicos, publicando e distribuindo Cartilha III SINAIS e com dinâmicas; o Curso de Medicina atuou na divulgação, orientação e informação com relação aos cuidados com a audição e na distribuição de material informativo; o Curso de Ciência da Computação desenvolveu um espaço virtual promovendo interação entre cegos, surdos e pessoas com síndrome de down a partir de jogos virtuais, como também um aplicativo de libras desenvolvido pelos acadêmicos. Ainda com relação à presença acadêmica, todas as ligas participaram atuando na prestação de serviços: orientação, informação e distribuição de material informativo, preservativos e outros. O COMDALF - Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Alfenas desenvolveu um espaço sensorial que possibilitou a experiência da surdez, cegueira e mobilidade comprometida. O Conviver, instituição para pessoas cegas, visitantes que marcaram presença com apresentação do músico Vivalcir: O Instituto Girassol expôs artesanato confeccionado pelos seus membros. As atrações culturais como: música, teatro, dança e exposição de material adaptado marcou a presença do Curso de Pedagogia. A cidade de Machado esteve presente com O grupo da terceira idade. As APAES das cidades de Alfenas e Escola Esperança, Areado, Alterosa e Paraguaçu prestigiaram o evento com exposições de artesanato e apresentações culturais. O evento contou também com a presença do grupo religioso Comunidade Mariana de Resgaste/ Casa Santa Terezinha.

*Docentes da UNIFENAS, campus de Alfenas - MG.
**Egressos do Curso de Administração da UNIFENAS, campus de Alfenas - MG.
***Discentes do Curso de Engenharia Civil da UNIFENAS, campus de Alfenas - MG.


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