VEM PRA BLITZ: BLITZES EDUCATIVAS
Carolina Soares Horta de Souza*; Júlia Macedo Bueno*; Lidiane Paula Ardisson de Miranda*; Yvan Fernandes Vilas Boas*; Rosamaria Hattge*; Letícia Gabriela Pereira**; Jesiane Bruzadelli Alves**; Josiane Miranda Pessoa**; Taiéllin Cristina Pereira Balestrero**; Ana Carolina Vaccillotto**.

Só no Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos têm o lixo como destino. Sendo a maior perda (45%) de hortifrútis. Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado a cada ano – junto com toda a energia, mão de obra, água e produtos químicos envolvidos em sua produção e descarte (FAO 2013). Segundo relatório da FAO de 2013, 805 milhões de pessoas, ou seja, um em cada nove sofre de fome no mundo. Paralelo aos problemas de saúde, principalmente envolvendo segurança alimentar e nutricional e Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), podem-se observar que, embora se trate de outra vertente, os cuidados no trânsito também são fatores preocupantes e passíveis de intervenções para sua redução. Segundo a ONU (2013), em termos absolutos, o Brasil é 4º país do mundo com maior número de mortes no trânsito, ficando atrás somente da China, Índia e Nigéria. É possível notar que essas mortes também estão intimamente conectadas ao IDH (índice de desenvolvimento humano), que, por sua vez, tem por base, como uma das premissas, a educação. Contudo, a Educação deve ser vista como fonte e caminho para o desenvolvimento de um país. A política educacional como estratégia indutora do desenvolvimento deve apontar compromisso com os estudos e o esforço das políticas públicas em favor da Educação de qualidade em massa. Elevar a qualidade da Educação, seja ela em qual âmbito for, garante melhor desempenho profissional e responde pelo desenvolvimento econômico e social de um país. A necessidade de reduzir acidentes de trânsito e de conscientizar a população quanto a hábitos saudáveis de vida e consciência socioeconômica e ambiental, tendo em vista os grandes problemas de saúde pública e os altos índices de acidentes registrados nos últimos anos, justificam este projeto que tem por objetivos: Conscientizar o condutor de que é necessário melhorar a postura no trânsito; Apresentar possibilidades e dicas de uma alimentação saudável e sustentável, através de intervenção educadora; Contribuir para a redução do volume de resíduos sólidos (consciência ambiental e cultural) com dicas de aproveitamento integral dos alimentos; Evitar o desperdício (consciência socioeconômica); Preparar a população para a sustentabilidade alimentar e nutricional; Promover saúde; Prevenir causas de lesões, traumas físicos e psíquicos, além de mortes no trânsito; Planejar e estruturar as Blitzes para a realização dos trabalhos propostos; Abordar as mais variadas formas de atuação, sejam elas preventivas, educativas ou reabilitadoras, utilizando folders, panfletos e outros impressos educativos; Proporcionar campo de atuação para atividades acadêmicas complementares, oferecendo maiores possibilidades de formação profissional, de uma visão humanista e generalista ao aluno da UNIFENAS e um serviço complementar de saúde a sociedade; Executar pesquisa teórico/prática, de cunho científico, sobre assuntos relacionados aos temas supracitados. Espera-se que a curiosidade acerca da ação educativa desperte pedestres e condutores para as responsabilidades sociais, econômicas, legais, culturais, ambientais e de saúde, tornando-os indivíduos melhores, mais conscientes e mais saudáveis.

*Coordenadores do Projeto de Extensão ENAIA da UNIFENAS, câmpus de Alfenas-MG.
*Acadêmicos do Curso de Nutrição da UNIFENAS, câmpus de Alfenas-MG.

 

Voltar