CIDADANIA JOVEM MULTIPLICADA (CJM)
Márcio Antônio Ferreira*; Ronaldo Pimenta Mendes**; Mário Diamente Júnior**.

O poder no Estado é político e jurídico ao mesmo tempo (REALE, 2000). O conceito de política em si é polêmico, pois a mesma expressa diretamente a manifestação de diferentes interesses em permanente conflito na sociedade. Em virtude dos constantes escândalos amplamente divulgados pela mídia tendo como temática a corrupção, levam a descrença e desinteresse de significativa parte da população brasileira para com a política, conforme se pode constatar em análise dos dados acerca da popularidade do governo. O jovem em formação possui a necessidade de se familiarizar com estes conceitos e ideias para a obtenção de uma formação política adequada, não só para o pleno dever da cidadania como sujeito de direito, mas, para a correta compreensão da ética, desvencilhando o seu comportamento da corrupção amplamente difundida, além de melhorar a autoestima e o cuidado com os outros e consigo mesmo. Neste sentido, mirando na realidade de Campo Belo-MG, ante a ausência as lições de ética e civismo do currículo escolar convencional, regra geral em todo sistema de ensino brasileiro, tem-se por finalidade principal instrumentalizar tal formação no seio das escolas. O projeto visa acompanhar grupos de alunos para promover curso de formação, compreendendo os aspectos básicos acerca de noções de direito constitucional, cidadania e política, sendo esta facilitada por acadêmicos do Curso de Direito - Campo Belo. Desta forma, também o acadêmico de Direito estará exercitando a oratória e um contato inicial com a atividade de docência, experiência já ofertada pela Instituição por meio dos programas de monitoria, trabalhando a capacidade argumentativa e de articulação. O Projeto terá início em 2016 em consonância com o Humaniza Social. Ao final da abordagem em cada escola serão avaliados os impactos do projeto naquela localidade.

*Pesquisador orientador do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas.
** Pesquisadores acadêmicos do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas.


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