(DES)ENVOLVER: CRIANÇA, MÚSICA E MOVIMENTO
Mônica Fernandes Rodrigues Duhart*; Amanda Tábita da Silva Cunha**; Crislei Helena Alves**; Jamili Reis Teixeira**; Mariela Fernanda Rosa**; Noélia Gomes Sirineu Goulart**; Sandy Bruna Pires Nogueira**; Thays Martins**

A escola tem buscado metodologias que correspondam à sua responsabilidade social e às novas propostas pedagógicas caracterizadas pelo desenvolvimento significativo do ser humano. Nos estágios, observamos o desinteresse das crianças pela disciplina de Educação Física devido a diversos fatores: falta de métodos atrativos, falta de interesse por parte do professor e até mesmo da escola, por considerá-la uma disciplina irrelevante, e também falta de recursos. Consequentemente, as aulas estavam sem foco, as crianças eram muito competitivas, violentas e falavam palavrões. Dentro desse contexto, com a finalidade de tornar as aulas de educação física mais prazerosas, a música entra como uma disciplina de integração, exploração, expressão e construção de movimentos utilizados diariamente na vida da criança, a fim de usar o corpo para o equilíbrio pessoal. Visto que a música e o movimento se relacionam diretamente, o objetivo deste projeto é incentivar, ampliar, desenvolver situações de aprendizagem para atingir resultados positivos diante das dificuldades e necessidades da criança; dar oportunidades para que ocorra uma integração e aproximação da equipe pedagógica com intuito de que todos desenvolvam suas potencialidades de forma democrática, visando o aprimoramento como seres humanos; auxiliar as crianças a analisar criticamente os valores sociais como padrão de beleza, desenvolver o respeito mútuo, adquirir hábitos saudáveis, refletir sobre suas possibilidades corporais, com autonomia, exercendo-as de maneira social e culturalmente significativas e adequadas, organizar e utilizar sua motricidade na expressão de sentimentos e emoções de forma adequada e significativa. O projeto tem, portanto, seus fundamentos nas dimensões cultural, social, política e afetiva. A junção da Música e a disciplina de Educação Física podem sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam às crianças o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Os critérios utilizados para a seleção das atividades e músicas relacionadas levaram em conta a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal; seleção de práticas e músicas que favoreçam a ampliação de interação sociocultural; diversificação das experiências, organizando atividades, procurando ajustar as reais necessidades de aprendizagem dos alunos. O programa acontece sempre no 2o semestre letivo.

*Professora do curso de Pedagogia da UNIFENAS, campus de Alfenas/MG.
**Representantes das acadêmicas do 4º período do curso de Pedagogia da UNIFENAS, campus de Alfenas-MG.


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