GRUPO INFORMATIVO FAMILIAR PARA PSICOPATOLOGIAS DA INFÂNCIA
Daniela Strutenskey de Macedo*; Flaviana Néias Bueno*; Maria Antonia de Carvalho*; Ariana Barros Pereira**; Carlos Roberto de Lima**; Dayana Aparecida Alves da Silva Rocha**; Eugênia Domingueti Rabelo Ribeiro**; Francielle do Carmo Silva**.

O desconhecimento na área da saúde aumenta o nível de tensão e angústia das famílias e do paciente, sendo necessária uma maior assistência, atenção e acolhimento. Um dos recursos que permite cuidados integrais são os grupos educativos, principalmente se possibilitarem a interação e discussão coletiva (FORTUNA et. al, 2013). Objetiva-se a promoção de encontros educativos com pacientes e familiares para esclarecimento de temas importantes relacionados às psicopatologias da comunidade atendida na clínica de psicologia da UNIFENAS da infância à adolescência. Como metodologia, são realizadas reuniões semanais para coordenação dos trabalhos, e os alunos do curso de psicologia preparam as palestras e materiais educativos (cartilhas e folder) para serem distribuídos aos familiares e pacientes. Assim, são possíveis a ampliação do conhecimento dos familiares, pacientes e alunos que administram as palestras/dinâmicas no grupo e elaboram o material educativo (cartilha/folder). O projeto teve início em agosto de 2015 e realizou seu primeiro encontro familiar em outubro do mesmo ano com a apresentação do tema: "A importância do brincar em família". Explicou-se a contribuição da brincadeira para o crescimento e desenvolvimento infantil, além de tornar os membros da família mais próximos; que na brincadeira é possível trabalhar questões como: birras, frustrações, socialização, agitação e medos; que atividades simples podem ser estimulantes, seja jogar bola, soltar pipa, ler estórias, brincar de boneca, de massinha ou de amarelinha. Concluindo com a frase: A criança que brinca é mais feliz; que o brincar se torne ainda melhor, sendo realizado em família! Os participantes puderam descrever as dificuldades encontradas com o manejo diário com os filhos de várias idades, e a equipe esclareceu a possibilidade da brincadeira em família como resolução de problemas. Novos encontros estão programados para ocorrer até o final de 2015, com temas relacionados à faixa etária escolar e adolescência, construindo o conhecimento de forma coletiva, proporcionando além do aprendizado, um momento de discussão e reflexão.

Fortuna CM, Matumoto S, Pereira MJB, Camargo-Borges C, Kawata LS, Mishima SM. Educação permanente na estratégia saúde da família: repensando os grupos educativos. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. jul.-ago. 2013

*Professoras do Curso de Psicologia da UNIFENAS, campus de Varginha-MG.
**Acadêmicos do curso de Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Varginha-MG.


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