LIBRAS E A LINGUAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL II
Andreia Martins Amaro*; Stefânia Enes Silvério**

Ensinar matemática sempre foi um desafio para o educador. O trabalho pedagógico com esta área do conhecimento humano envolve-se principalmente com a dificuldade encontrada na criança em desenvolver o raciocínio lógico e, assim enfrentar a resolução de problemas matemáticos de forma prática e clara. Desenvolver na criança ouvinte e na criança surda o gosto pela matemática e a aquisição de outra língua ainda na educação infantil foi o objetivo desse projeto, ensinar brincando. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a principal forma de comunicação da comunidade Surda no Brasil e infelizmente são pouquíssimos os ouvintes que conhecem e utilizam essa língua. Apesar de existirem leis que os protege, o atendimento aos alunos surdos não pode ser considerado de forma plena, nem por parte dos professores, nem por parte dos familiares. Os surdos possuem dificuldades na leitura e escrita e são marginalizados, tanto na escola quanto no seio familiar. Apesar de termos uma legislação que garanta o atendimento a esses alunos isso ainda não é uma realidade. Dificuldades de inserção do aluno e inclusão ainda se mostram latentes, os surdos têm graves problemas linguístico-cognitivos, apresentando dificuldades na leitura e na escrita, também apresentam comportamento de isolamento social na comunidade ouvinte em função do estigma/ estereótipo da surdez, além disso, apresentam atraso escolar e dificuldades de aprendizagem junto com a problemática da interpretação de texto, o surdo ainda sente a dificuldade em abstrair, o que potencializa a dificuldade do aprendizado em Matemática. O projeto em questão foi realizado em uma escola particular na cidade de Divinópolis MG, no ensino fundamental, com alunos que estavam cursando o 3º ano. O objetivo principal do projeto era difundir, através de jogos matemáticos, oficinas, noções básicas de Libras na educação infantil, visando facilitar o aprendizado de matemática o gosto pela disciplina e a comunicação das crianças ouvintes com as crianças surdas, diminuindo as barreiras linguísticas que as separam desde a infância e transformando o aprendizado e a convivência em um verdadeiro brincar. Foi disponibilizado um horário durante dois meses para a execução do projeto e durante esse tempo as crianças se comunicavam com gestos, mímicas e com a própria Língua de sinais que foi ensinada para os alunos através de brincadeiras e jogos. Durante todo o projeto foi percebido um interesse muito grande por parte das crianças em aprender a Libras e se comunicar com os surdos, o relacionamento melhorou e o raciocínio matemático também.

Palavras chave: Educação Infantil, Libras, Matemática, Inclusão.

*Professora da UNIFENAS, campus Divinópolis - MG.
**Acadêmica da UNIFENAS, campus de Divinópolis - MG.


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