LIGA DE CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS - CONSCIENTIZAÇÃO DA COMUNIDADE ACERCA DAS REPERCUSSÕES ANATÔMICAS DOS MAUS HÁBITOS DE VIDA
Ailton José Barbosa*; Hélio Teixeira Dias Netto**; Olívia Silva Salotti**; Gabriella Guimarães Caires**; Laura Inês Santos**; Jéssica Mayara Akechi**; Valéria Bastos Marquetti**; Eduardo Poletti Camara**; Túlio Costa Marques**; Benedito Darci de Camargo Neto**; Marília Mendes Oliveira**; Lisandra Ayusso**.

Alguns hábitos de vida como o tabagismo, etilismo, uso de drogas ilícitas e de anabolizantes geram repercussões anatômicas desfavoráveis às pessoas e acabam por deteriorar sua saúde de forma rápida e irreversível. Tais hábitos são reproduzidos de forma inconsequente pela maioria das pessoas, muitas vezes aprendidos pela proximidade com aqueles que têm esses costumes, e é nesse momento que a informação pode fazer toda a diferença. A Liga de Ciências Morfológicas da UNIFENAS (LICIEM) assumiu o objetivo de levar principalmente às crianças e aos jovens os esclarecimentos necessários sobre os maus hábitos de vida, possibilitando a chegada de informação de fácil entendimento e suscitando o início do questionamento sobre o impacto das escolhas dos costumes na saúde e qualidade de vida. Através de imagens, fluxogramas e uma dinâmica de perguntas e respostas, demonstramos a anatomia saudável e patológica associada a cada hábito de vida negativo e provamos porque evitar tais hábitos irá gerar uma vida melhor a todas as pessoas, direta ou indiretamente. Espera-se assim contribuir para uma sociedade mais saudável, informada e reflexiva sobre os próprios meios de se viver mais e melhor.

*Professor do curso de Medicina da UNIFENAS e coordenador da Liga de Ciências Morfológicas, campus de Alfenas - MG.
**Acadêmicos do curso de Medicina da UNIFENAS e membros da Liga de Ciências Morfológicas, campus de Alfenas - MG.


Voltar