LIGA DE EMERGÊNCIA E TRAUMA E SUA ATUAÇÃO
Thiago de Souza Carvalho*; Cristiane Furtado Maluf**; Laercio Araújo de Oliveira Júnior**; Pedro Figueiredo Macedo**; Bruna Cezaroni Xavier**; Bruna Stolf Bortolazzo**; Bruno Barros de Pádua Andrade**; Diego Furtado da Cunha**; Érica da Silva Couto França**; Guilherme Godoy de Siqueira**; Jéssica Daniele Marques**; Lara Élida Guazzeli de Freitas**; Lucas Silva Barros**; Maria Luiza Pereira Nunes**; Matheus Oliveira Faria**; Adilson Vilas Boas Júnior**; Amanda Ribeiro da Fonseca**; Ana Paula Passaglia**; Anelise Rigoni Brito**; Anna Paula Mendanha da Silva Aureliano**; Bruna Cezaroni Xavier**; Patrícia Lemos Delfino**.

O trauma é um problema médico e social de âmbito mundial. Trata-se de doença que atinge todas as faixas etárias, responsável por elevados índices de morbimortalidade. É a maior causa de morte em adultos jovens do sexo masculino. Todos os anos 130 mil brasileiros são vítimas fatais, porém, cerca de 70% das perdas poderiam ser evitadas. Com base nestes dados, a Liga de Emergência e Trauma (LET) do curso de Medicina da UNIFENAS campus Alfenas, fundada no ano 2000, vem trabalhando insistentemente na prevenção desta doença que deve ser abordada por estratégias de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento adequado e reabilitação. Desta forma a liga atua, em parceria com a Unimed, como socorrista em eventos como 'Carnalfenas', auxiliando não só no atendimento médico como também na prevenção de DSTs, e em diversos locais da cidade com o projeto Salvando Vidas do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT) sobre diversas situações de emergência e simples medidas que podem interferir diretamente no processo de vida ou morte da vítima. Atuou no ensino a população sobre a massagem cardíaca no Dia da Reanimação e assim capacitou cidadãos comuns para salvar vidas, um projeto da união de diversas ligas acadêmicas de todo o país. A LET busca também aprimorar seus conhecimentos teóricos por meio do ATLS Advanced Trauma Life Support, do American College of Surgeons, ministrando aulas por médicos convidados. Ao final de cada ano, é realizada uma prova para reavaliação dos membros. Ainda buscando preparar seus membros a LET realizou seu XVI Simpósio e a sua filiação ao CoBraLT por meio do qual pode participar ativamente da organização de cursos e ter acesso a materiais exclusivos; receber os benefícios que a Sociedade Pan-americana de Trauma (SPT) e a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) oferecem aos seus associados. A LET também organiza campanhas que são realizadas ao longo do ano em suas datas comemorativas. Assim, promoveu a campanha de doação de sangue "Quer salvar vidas? Doe sangue!", em parceria com o Hospital Universitário Alzira Velano, convidando a população a participar deste ato de amor. Durante o ano de 2015, a LET teve participação no XVII CoLT o Congresso das Ligas do Trauma, com aprovação de 4 trabalhos. E ainda, continuou divulgando o material "Cartilha de Primeiros Socorros", publicada em 2010, direcionada à população sobre prevenção de acidentes. Buscando sempre a prevenção de acidentes e o atendimento adequado as vítimas de trauma.

*Professor de Cirurgia Vascular do Curso de Medicina da UNIFENAS e Coordenador da Liga de Emergência e Trauma, câmpus de Alfenas - MG.

**Acadêmicos do curso de Medicina da UNIFENAS e membros da Liga de Emergência e Trauma da câmpus de Alfenas - MG

 

Voltar