LIGA DE NUTROLOGIA - AVALIAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES DE PACIENTES IDOSOS DE UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE DO SUL DE MINAS GERAIS
Alessandra Cristina Pupin Silvério*; Marcelo Augusto Salomão*; Niliane Mayrink Stopa Sotero**; Jaqueline Soares de Freitas**; Elizabeth Cristina Tavares**; Christiane Paludo Chiochetta**; Thalisson Xavier Sousa**; Raissa Forgerini**; Thais de Carvalho da Silva**; Paulo Afonso Ortega Araújo**; Mizia Cristina Costa Lourenzoni**; Lara de Albuquerque Sousa**; Rafaella Granieri Liberato Costa**; Marcus Vinícius Souza Silva**; Antônio Rodrigo Carvalho**; Alex Barbosa Almeida**; Natália Caldas Baret**.

Uma alimentação balanceada é fundamental para a prevenção e controle de patologias de alta prevalência em idosos. Entretanto, há várias dificuldades encontradas pela maioria da população idosa para pôr em prática uma dieta adequada, como baixo poder aquisitivo, isolamento social, morte de entes queridos, doenças, anorexia e dependência de cuidados. Vários trabalhos detectaram erros alimentares, como baixa ingesta proteica, a qual facilita a degradação muscular do idoso, ingestão insuficiente de vitaminas E, D, A, cálcio, magnésio e piridoxina, facilitando o aparecimento de doenças crônicas, consumo inadequado de carboidratos, podendo levar a desnutrição e de leite e derivados, predispondo a osteoporose. O SISVAN é um programa de vigilância nutricional governamental, que permite o monitoramento do hábito alimentar brasileiro por questionários aplicados por profissionais da saúde. O presente estudo tem como objetivo identificar práticas alimentares em idosos que frequentam unidades básicas de saúde, utilizando as fichas do SISVAN e correlacionando com seu perfil sociodemográfico. Os hábitos alimentares da população idosa são inadequados, podendo predispor ou agravar patologias que acometem essa faixa etária. Esta pesquisa será realizada em Unidades Básicas de Saúde de uma cidade de médio porte do sul de Minas Gerais, utilizando fichas do SISVAN de pacientes acima de 60 anos. Será levado em conta as condições socioeconômicas e culturais, patologias e condições psicossociais prévias; após aprovação pelo Comitê de Ética da universidade. A alimentação atual será comparada com uma dieta adequada de acordo com consensos. Caso se detecte erros alimentares, serão realizadas oficinas de conscientização alimentar nas unidades.

*Professora do curso de Farmácia e Medicina da UNIFENAS e coordenadora da Liga de Nutrologia, campus de Alfenas-MG.
**Acadêmicos do curso de Medicina da UNIFENAS e membros da Liga de Nutrologia, campus de Alfenas-MG.

 

Voltar