OFICINAS PEDAGÓGICAS
*Mônica Fernandes Rodrigues Duhart
**Participação dos acadêmicos do 5º período do curso de Pedagogia.

Com o objetivo de discutir a elaboração de um currículo com os alunos do 5º período de Pedagogia, na disciplina de Currículos e Programas, propôs-se a eles a realização de diversas oficinas com professores da Educação Infantil da rede municipal de ensino da cidade de Alfenas-MG. Assim, lançou-se o questionamento aos alunos de quais eram as maiores necessidades ou dificuldades dos professores da Educação Infantil, percebidas através da própria prática ou da observação nos estágios. Chegamos então à seguinte problemática: os professores, em geral, têm dificuldades de promover a aplicação de atividades relevantíssimas no desenvolvimento da criança, como as brincadeiras, a música, a contação de histórias, o teatro. Dessa forma, não apresentavam um bom repertório (cultural e social), nem sabiam a hora certa para essas atividades, relegando-as à diversão e passatempo. Além disso, os professores necessitavam de orientação na elaboração de textos técnicos (planos e relatórios, por exemplo) e no uso da tecnologia na escola. Foram elaboradas oficinas, portanto, com o objetivo de discutir técnicas e fundamentos desse tipo de trabalho na escola. As oficinas foram práticas e oferecidas no horário do módulo. Nossos alunos foram até a escola para ministrá-las, com exceção da oficina de tecnologia e elaboração de textos técnicos que foram realizadas no laboratório de informática da Unifenas. O programa acontece sempre no 1º semestre letivo.

*Professora do curso de Pedagogia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas-MG.
**Participação dos acadêmicos do 5º período do curso de Pedagogia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas-MG.

 

Voltar