ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES
Ártemis Marques Alvarenga*; Aysllan Fassio Andrade**; Ariana Barros Pereira**; Edilson Felipe Domingues**; Elaine Inácio Simeão**; Letícia Ferrari de Souza**; Letícia Zatti Petrin Retori**; Maria Betty Machado Rios**; Matheus Ferreira Faria Reis**; Saymon Chaster Fernandes de Faria**.

A imprevisibilidade dos novos tempos e o paradigma da incerteza profissional é uma característica da contemporaneidade. Evolução tecnológica, exigência de novas competências técnicas e pessoais, excesso de informações acentuam a angústia dos jovens em relação ao momento da escolha profissional (TOLEDO, 2009). Acrescenta-se também a idealização de algumas profissões e também a desinformação de outras, sejam elas tradicionais ou emergentes. Objetiva-se propiciar a estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio de escolas de Varginha e região informações sobre as profissões atuais, as formas de ingresso em cursos superiores, tecnológicos e técnicos e o mercado de trabalho atual. São realizados cinco encontros nas escolas. No primeiro encontro é realizada uma dinâmica com os alunos com o objetivo de estimular o autoconhecimento. Com colagens de imagens de revistas, os jovens responderão às perguntas "Quem fui, quem sou, quem serei". Posteriormente há uma discussão com vistas a investigar as características que persistem nos jovens com vistas à escolha de uma profissão que se adeque tanto aos interesses dos jovens quanto às suas características. No segundo encontro, os universitários levarão um folder informativo sobre as profissões tradicionais e emergentes. Nesse dia, será entregue uma proposta de pesquisa aos estudantes, para debate no 3º encontro. O roteiro da pesquisa será feito da seguinte forma: Profissão, disciplinas básicas, salário médio, campo de atuação, faculdades públicas, faculdades particulares (valor do curso) e profissões inovadoras. No terceiro encontro é discutida a pesquisa empreendida pelos jovens e as formas de acesso às instituições de cursos superior, tecnológico e técnico, bem como os benefícios dados pelo governo, como FIES, Prouni, dentre outros. No quarto encontro é proposto um jogo, elaborado pelos universitários participantes do projeto, com perguntas sobre os temas dos dois últimos encontros. No quinto e último encontro é feita uma discussão sobre as possíveis escolhas que os jovens poderão realizar e uma avaliação do processo.

*Professora do Curso de Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Varginha - MG
**Acadêmicos do Curso de Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Varginha - MG

 

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