PAINEL AMBIENTAL: INFORMAÇÃO NUNCA É DEMAIS
Klauber Menezes Penaforte*; Flávia de Oliveira Lima Penaforte*, Fernando Felix Ranuzzi**; Ana Maria de Abreu**;Ana Paula Silva**; Cinthia Silva Moura Neca**, Júlia Faria Mairink**; Juliana Batista Barbosa**; Letícia Tiago Silva**; Lívia Ramos Santiago**, Acadêmicos do Curso de Biomedicina e Fisioterapia da UNIFENAS, campus Divinópolis - MG***.

Em um contexto marcado pela degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema, as reflexões sobre as práticas sociais, criam uma necessária articulação com a produção de estratégias sobre a educação ambiental. A dimensão ambiental configura-se crescentemente como uma questão que diz respeito a um conjunto ações educativas entre potencializando o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, a capacitação de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva interdisciplinar. O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora que deve ser acima de tudo um ato político voltado para a transformação social. O seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relaciona ao universo, ao homem e a natureza, tendo como referência que os recursos naturais se esgotam e que o principal responsável pela sua degradação é o ser humano (JACOBI, 2003). A Educação Ambiental nasce como um processo educativo, que conduz a um saber ambiental materializado nos valores céticos e nas regras políticas de convívio social e de mercado, que implica a questão distributiva entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza. Ela deve, portanto, ser direcionada para a cidadania ativa considerando seu sentido de pertencimento e corresponsabilidade que, por meio da ação coletiva e organizada, busca a compreensão e a superação das causas estruturais e conjunturais dos problemas ambientais (SORRENTINO, 2005). A preocupação com o desenvolvimento sustentável representa a possibilidade de garantir mudanças sociopolíticas que não comprometam os sistemas ecológicos e sociais que sustentam as comunidades. Com base no descrito, alunos do curso de Biomedicina da UNIFENAS, campus de Divinópolis, em parceria com as Ligas LEADS e BIOMOL, estão desenvolvendo um painel informativo sobre Educação Ambiental, com o objetivo de divulgar notícias relevantes ao tema e também instigar os leitores sobre a importância do meio ambiente. Espera-se despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte integrante do meio ambiente e, mesmo com os avanços tecnológicos, não se pode esquecer que a dependência humana com a natureza persiste. A primeira etapa deste projeto que corresponde à confecção do mural está em fase de conclusão e as notícias selecionadas serão vinculadas mensalmente. Todos os participantes serão responsáveis pela triagem das matérias de interesse, e também será disponibilizado um espaço para que qualquer aluno possa divulgar informações relevantes.

* Professores do curso de Biomedicina da UNIFENAS, campus de Divinópolis-MG.
** Liga de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (LEADS)
***Acadêmicos do Curso de Biomedicina e Fisioterapia da UNIFENAS, campus Divinópolis - MG.

 

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