GRUPO INFORMATIVO FAMILIAR PARA PSICOPATOLOGIA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Flaviana Néias Bueno*; Sílvio Machado Memento*; Rafael Maluf*; Daniele Nascimento Silva e Vilela**; Marcelo Luciano Arantes**.

O desconhecimento na área da saúde aumenta o nível de tensão e angústia das famílias e dos profissionais da educação, sendo necessária uma maior assistência, atenção e acolhimento. Um dos recursos que permite cuidados integrais são os grupos educativos, principalmente se possibilitarem a interação e discussão coletiva (FORTUNA et. al, 2013). Objetivou-se a promoção de encontros educativos com professores, familiares e equipe pedagógica para esclarecimento de temas importantes relacionados às psicopatologias comumente encontradas nas escolas no período da infância à adolescência. Como metodologia, foram realizadas reuniões quinzenais para coordenação dos trabalhos, os alunos do curso de Psicologia prepararam as palestras e materiais educativos (cartilhas e folders) para serem distribuídos. Assim, foi possível a ampliação do conhecimento dos professores e equipe pedagógica a partir das palestras ministradas e elaboração do material educativo para maiores esclarecimentos. O projeto teve início em agosto de 2016 e realizou seu primeiro encontro escolar em setembro do mesmo ano com a apresentação do tema: “A importância do brincar no desenvolvimento psíquico da criança”. Explicou-se a contribuição da brincadeira para o crescimento e desenvolvimento infantil e que na brincadeira é possível trabalhar questões como: aspectos cognitivos, frustrações, socialização, agitação e medos. O segundo encontro educativo aconteceu em outubro de 2015 sobre o assunto: “Atenção e escola”, com enfoque em como os professores podem ajudar com as tarefas e os estudos a partir, do uso de jogos para estimular a atenção, concentração e integração social. O terceiro encontro foi realizado uma palestra com o tema TDAH com os professores da Escola Estadual Dr. João Pinheiro, onde o objetivo foi esclarecer sobre o transtorno e suas peculiaridades. Após a palestra tivemos um momento de debate sobre as dificuldades dos educadores em lidar com as crianças que apresentam as características de TDAH. O quarto encontro teve como tema os trabalhos com as frases: A criança que brinca é mais feliz; que o brincar se torne ainda melhor, sendo realizado em família! Os participantes puderam descrever as dificuldades encontradas no manejo diário com os filhos e construíram o conhecimento de forma coletiva, com momentos de discussão e reflexão. Finalizando, acompanhamos os resultados após a realização das palestras ministradas, identificando a participação total de cerca de cem pessoas envolvidas no projeto. O retorno foi positivo, ocorrendo pedidos de retorno de novos temas cruciais ao trabalho dos educadores e familiares.

 

*Docentes da UNIFENAS, câmpus de Varginha- MG.
**Discentes do curso de Psicologia- UNIFENAS, câmpus de Varginha-MG.


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