HUMANIZA SOCIAL V: PREVENÇÃO DO USO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ADOLESCÊNCIA
Márcio Antônio Ferreira*; Edinéia Aparecida Pereira*; Luciana C. Furtado Pinho**; Lidiani Alves Sartori***; Matheus Garcia Lopes***; Felipe Miliorelli***; Claudia Silva***; Mariúse Aparecida Correa Maia***; Bruno Amarante Leal***; Priscila Reis Oliveira***; Amanda Vieira de Faria Ribeiro***; Gustavo Ferreira Aguiar***.

O aumento do consumo de álcool e outras drogas pelos adolescentes tem sido sinalizado desde 1986 pelo CEBRID (Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas) (GARCIA, COSTA JÚNIOR, 2008). Desta maneira um olhar aprofundado nesta fase, com foco nas perspectivas social e da saúde, para uma melhor abordagem deste grupo, a escola seria o ambiente propício para a realização de ações preventivas efetivas (JUNQUEIRA et al, 2013). Trata-se de um projeto de extensão universitária, com interface em uma investigação científica, realizada por meio de um estudo experimental, de delineamento posterior e longitudinal e será desenvolvido nas escolas estaduais da cidade de Campo Belo – MG. Será aplicado um “Questionário sobre o Uso de Droga”, utilizado pelo CEBRID nos levantamentos nacionais sobre o uso de drogas em estudantes de primeiro e segundo graus, desde 1987. Após, serão realizadas oficinas, no âmbito escolar dos adolescentes, nas quais serão abordados temas para fornecer informações sobre álcool e outras drogas; incentivá-los a tomar decisões de resistência ao uso dessas substâncias e compreender as consequências de seus comportamentos, estimulando a autoestima dos mesmos. Também serão realizadas semestralmente o desenvolvimento de práticas esportivas e gincanas envolvendo estudantes universitários e adolescentes, com a finalidade de efetivar a interação e a inserção dos mesmos em um contexto social diferenciado, para o desenvolvimento de novas atitudes e habilidades que favoreça crescimento pessoal, espírito de equipe e que estimule o desejo de ingressar em uma universidade, além do desenvolvimento da Cidadania, acoplado ao Projeto: Cidadania Jovem Multiplicada. Ao final do estudo, após o desenvolvimento das atividades extensionistas por meio da aplicação do Modelo de Habilidade de Vida preconizado pela Organização Mundial de Saúde, será realizada nova coleta de dados, reaplicando a metodologia descrita acima, com a finalidade de reavaliar o perfil do uso de álcool e outras drogas e identificar a efetividade das ações extensionistas como estratégias de prevenção, redução do consumo de drogas entre os adolescentes. Em 2016, o projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Educação; Superintendência Regional de Ensino e pelo Comitê de Ética além da formação dos integrantes com relação à aplicação do questionário e as Habilidades de Vida. Para 2017 pretende-se adentrar nas escolas para a aplicação e concretização do projeto.

* Pesquisadores do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas
** Psicóloga do Núcleo de Práticas Jurídica e Judiciária
*** Demais acadêmicos do Curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Campo Belo-MG.


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