XVII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFENAS
9 a 13 de abril de 2018

ACESSIBILIDADE EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE ALFENAS-MG
Maria Cristina da Silva*; Julia Naves Teixeira*; Graziellen Nayara Coelho**; Thaynara Carolina Alves Maia**.


No cenário atual, a falta de acesso a locais públicos e privados é considerada um grande obstáculo para a integração de pessoas que precisam de intervenções no espaço para garantir a mobilidade. Segundo dados do censo de 2010 realizado pelo IBGE, o Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que justifica a realização deste trabalho que tem por objetivo avaliar as condições de acessibilidade de uma escola pública, desenvolver e apresentar propostas de adequações arquitetônica. A inclusão no ambiente escolar, tratando da escola como um local de aprendizado, se dá a partir do momento em que esta esteja apta para receber todas as pessoas, atendendo as necessidades, para isso, é fundamental toda a adaptação dos ambientes de circulação, assim como locais de convívio e uso de ambientes, criando possibilidades para que deficientes possam desfrutar dos espaços com maior independência. Foi realizado um levantamento arquitetônico de uma escola pública de Alfenas-MG, no período entre o mês de janeiro e o mês de novembro de 2017. Deste levantamento foi realizada uma análise das questões de acessibilidade confrontando com a legislação pertinente em vigor e, posteriormente, foram propostas adequações arquitetônicas e mobiliárias. Os resultados apontam que a escola não pode ser considerada acessível e suas analises permitiram a criação de parâmetros que visam a inclusão espacial de pessoas com deficiência. A necessidade de propostas técnicas, que se apresentaram possíveis e viáveis, é imprescindível para a solução do problema.

*Docentes dos cursos de Engenharia Civil e Pedagogia da UNIFENAS, em Alfenas.
**Discentes do curso de Engenharia Civil da UNIFENAS em Alfenas.


FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 17, 2018, Alfenas.
Anais eletrônicos - Alfenas: UNIFENAS - Versão on-line ISSN 1679-7124


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