XVII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFENAS
9 a 13 de abril de 2018

PROJETO RONDON – OPERAÇÃO RONDÔNIA CINQUENTENÁRIO
Guilherme Lelis Giglio*; Nivalda de Lima Silva*; Sandra de Souza Alves*; Yvan Fernandes Vilas Boas*; Paulo Henrique de Siqueira Sabino*; Douglas José Marques*; Patrícia Carolina de Souza Pereira*; Tiago Teruel Rezende*; Júlia Naves Teixeira*; Miller Santos Ferreira*; Diogo Gontijo Borges*; Ana Francisca de Oliveira*; Rogério Ramos do Prado*; Anderson Romão dos Santos**; Jaqueline Tavares Anderson**; José Antônio Lima**; Letícia Gabriela Pereira**; Natália Laurindo Cardoso**; Thais dos Santos Couto**; Thanity Paolla Reis Dompieri Rodrigues**; Tuane Reis de Souza**.


As Universidades têm como uma das suas responsabilidades buscar por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, formar profissional – cidadão competente, ético e com consciência da sua responsabilidade social. A participação no projeto Rondon, que é uma ação desenvolvida pelo Governo Federal e coordenada pelo Ministério da Defesa, é uma das oportunidades de proporcionar aos estudantes de graduação a participação voluntária em atividades que busquem de forma sustentável a melhoria de vida da população de cidades com baixo IDH, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos envolvidos. Desde 2009 a UNIFENAS tem sido representada no projeto Rondon com equipes multidisciplinares que desenvolvem atividades que se apliquem às temáticas apresentadas em convite (edital) público do Ministério da Defesa às IES. Para a "Operação Rondônia Cinquentenário", em Buritis-RO, realizada no período de 7 a 23 de julho de 2017, foram planejadas e executadas dezesseis ações, a saber: duas na área de comunicação (Projeto “Eu na Rede” e Projeto Coruja); três na área de meio ambiente (Projetos “Besourão”, “Dr. Gari” e “Farinha Biofortificada”; quatro no ambiente de tecnologia e produção (Projetos: “Forno Solar”, “Sol para Todos”, “Xô Calor” e “Guarda Chuva”); quatro no conteúdo de trabalho (“Agrofamília”, “Zé Colmeia”, “Recicla Já” e “Mãos Naturais”) e mais três atividades complementares (“Motivar para Participar”, “Gincana Rondon” e “Meu Nome é Árvore”). Participar do projeto Rondon é uma grande oportunidade de integrar os estudantes de graduação e professores da UNIFENAS, com outras instituições, no conhecimento da realidade brasileira, das questões sociais dos munícipios abrangidos, e a partir do contato com essa realidade criar nesses estudantes consciência sobre suas responsabilidades sociais. O Projeto Rondon é uma das raras oportunidades do meio acadêmico onde os estudantes podem exercer tal compromisso e garantir a cooperação mútua entre diferentes profissões na medida em que permite o trabalho conjunto de estudantes de diversos cursos universitários, enriquecendo o entendimento e a comunicação entre eles. A contribuição voluntária destinada a ajudar o próximo deve ser vista como um ponto a ser desenvolvido em todo cidadão. Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos..."

*Docentes de diversos cursos de graduação da UNIFENAS, em Alfenas, envolvidos na elaboração de projetos, seleção de discentes e participação na Operação.
**Discentes de diversos cursos de graduação da UNIFENAS, câmpus de Alfenas.


FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UNIFENAS, 17ª Edição, 2018
Anais - Versão on-line ISSN 1679-7124


Voltar