XVII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFENAS
9 a 13 de abril de 2018

SAÚDE E CIDADANIA NAS ESCOLAS
Aneilde Ribeiro de Brito*; Damiane Rita Maria Gomes Pimenta*; Flávia Pereira de Freitas Junqueira*; Luiz Antônio Sartori*; Márcio Antônio Ferreira*; Rodrigo Júnior Barros*; Sivana Santos Assreuy Diniz*; Glaucia Cadar Abreu*; Simone Letícia Severo*; Ana Maria da Cruz Menezes Loures**; Bárbara Soares Azevedo Santana de Matos**; Diego Henrique de Lima Souza**; Gabriela Vieira Pereira**; Izabelle Cristina Fernandes Campidelli**; Pedro Henrique Bento de Sá Oliveira**; Rúbia Ketlyn de Oliveira Magalhães**; Victor Araújo San Joan Vieira**; Frederico Crepaldi Nascimento**; Thais Alanna Alves Freitas**; Bruna Pereira Oliveira**; André Vinicius de Araújo Carvalho**; Daniele Cristina da Costa Mendes**; Cristiane Correa Torquato**; Aline Aleixo Vieira**; Ana Carolina da Silva Fosquetti**; Deborah Carvalhais da Cunha Melo**; Letícia Gilbert**; Giovanna de Oliveira Fonseca**; Juliana Sicupira Pinto**; Gislene Coutinho Soares**; Gustavo Túlio Silveira Souza**; Gabriel Greco Santos Salve**; Luciana Siqueira de Oliveira**; Paula Luiza Isabella Cruz**; Guilherme Castelo Branco Rocha Silva**; Karina Cristina Kopper**; Natália Fernanda Ferreira Brum**; Kathleen Emerick Paiva Faria**; Victor Adalberto Machado Nascimento**; Gabriel Tavares Aninger**.

O cenário escolar atualmente revela um âmbito permeado de conflitos e violência. Agressões praticadas por alunos em face de professores e colegas, seja no sentido de ceifar vidas ou perpetrar lesões físicas e psíquicas são práticas delitivas e reiteradas que emergem da realidade escolar e demanda por intervenções para minimizar tais mazelas. A realidade escolar provida de crianças e adolescentes em processo de desenvolvimento cognitivo, psíquico e social reclama por intervenções mediadoras e pelo conhecimento como instrumento participativo da cidadania na prevenção de conflitos, além de proporcionar a busca de qualidade de vida por meio da sensibilização sobre a saúde do indivíduo e na intervenção do processo saúde-doença. O projeto tem como objetivo geral montar e organizar um grupo de alunos, entre os acadêmicos do Curso de Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Administração e Direito da UNIFENAS – BH para promover ações contínuas nas diversas escolas a fim de promover ações sobre violência e assuntos que perpassam a saúde do indivíduo, ou seja, trabalhar o aluno de forma holística. A implantação do projeto dar-se-á no decurso do 2º semestre de 2017, por meio do lançamento do mesmo em dia específico, determinado pela Coordenação/Supervisão do Câmpus, como atividade extracurricular. Na data, previamente divulgada pela coordenação, serão apresentados os alunos integrantes do projeto e as ações a serem implementadas as escolas parceiras. Os componentes do projeto, por meio de seus coordenadores, em comum acordo construirão a programação/planejamento das atividades. Após cada semestre, os participantes deverão convocar reunião comum com a Supervisão/Coordenação do Câmpus e os membros da Escola parceira para dirimir assuntos pertinentes ao projeto e o futuro do mesmo.

 

*Coordenadores de Curso/Supervisão e Professores dos Cursos de Graduação da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte.
**Discentes dos Cursos de Graduação da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte.


FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UNIFENAS, 17ª Edição, 2018
Anais - Versão on-line ISSN 1679-7124


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