XVII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFENAS
9 a 13 de abril de 2018

SIMPÓSIO DE CAFEICULTURA SUSTENTÁVEL – 2ª. EDIÇÃO
Tiago Teruel Rezende*; Anderson Romão dos Santos**; José Antônio Lima**; Paulo Henrique Lage Marques**; Higor Henrique Reis Neves**; Fernando Weliton Machado**; Giovanna Morais de Barros Reis**; Hyago Araujo Faria**; Raissa Miranda Fernandes**; Eunice de Oliveira**; Gabriel Novais da Costa**.


A importância do café na economia mundial data do início do Século XIX, estando presente nas pautas de exportação e importação de um grande número de países. A cadeia produtiva do café é muito importante para o Brasil, principalmente para Minas Gerais, o maior estado produtor de café. Para manter esse nível de produção, os produtores precisam adotar práticas de manejo que busquem a sustentabilidade da atividade. A sustentabilidade é um tema de relevada importância no setor cafeeiro, visto que a continuidade da cafeicultura, não só no Brasil, mas em todo mundo, depende da busca incessante por estratégias que permitem ao cafeicultor ter um modelo de produção sustentável, tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico e social. Devido à importância desse assunto, o NECAFÉ - Núcleo de Estudos em Cafeicultura realizou o II Simpósio de Cafeicultura Sustentável, seguindo os mesmos princípios do primeiro evento e mantendo a sustentabilidade como foco do evento. O tema abordado deste ano foi “A Sustentabilidade e seus Reflexos na Cafeicultura”, o evento ocorreu nos dias 4 e 5 de outubro de 2017, na Universidade José do Rosário Vellano, em Alfenas–MG. No primeiro dia ocorreu a abertura solene do evento e logo em seguida os participantes do simpósio participaram da palestra “Importância das Questões Sociais para a Sustentabilidade da Cafeicultura”, proferida pelo engenheiro agrônomo Eduardo Matavelli, em seguida a mestranda em Administração Agda Silva Prado falou sobre “Gestão na Cafeicultura Familiar” e por fim, o doutor em Agronomia José Marcos Leite falou sobre as “Novas Tecnologias para Adubação do Cafeeiro”. No segundo dia, os participantes do simpósio contaram com a apresentação do engenheiro agrônomo Máximo Ochoa, que falou sobre “Café e Clima: Impactos e Medidas de Adaptações para a Cafeicultura Brasileira”, em seguido o doutor em Agronomia Anderson William Dominghetti falou sobre “Fertilizantes de Eficiência Aumentada: Questões Econômicas, Produtivas e Ambientais”. Este simpósio foi um momento importante para todos os participantes, pois foi um momento de troca de conhecimentos, atualizações sobre os modelos sustentáveis na cadeia produtiva do café.

*Docente do Curso de Agronomia da UNIFENAS em Alfenas.
**Acadêmicos do Curso de Agronomia da UNIFENAS. câmpus de Alfenas, e membros do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAFÉ).


FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UNIFENAS, 17ª Edição, 2018
Anais - Versão on-line ISSN 1679-7124


Voltar